Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 22 de junho de 2026

César Oliveira

2 milhões de pessoas na Bahia passam fome

04 de Setembro de 2025 | 18h 44
2 milhões de pessoas na Bahia passam fome

Um estudo acaba de mostrar que 11% da população baiana vive em estado de " insegurança alimentar", um eufemismo para fome. No Nordeste esse número chega a 21%. A situação mostra que a fome não foi erradicada e que ainda impacta de forma significativa a vida das pessoas como divulga o governo federal. A Bahia, felizmente, tem um índice menor do que o Nordeste.

O pesquisador Silvio Porto,  ex-membro da CONAB, destaca, no entanto, que é possível inferir que o fato de a Bahia ter uma população rural ligada à agricultura familiar camponesa contribui para esse cenário. “No caso específico da Bahia, possivelmente, nós temos uma capacidade de autonomia alimentar, ou uma relação de produção e disponibilidade de alimentos nessas residências rurais talvez mais vantajosa. Estou dizendo talvez porque precisaria ser efetivamente aferido”, afirma.

A fome, em um país com uma produção agrícola tão significativa, é um retrato da nossa incapacidade de atender de forma signficativa as necessidades básicas da população. 




César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje