O Observatório Astronômico Antares (OAA) promove, entre os dias 21 e 23 de outubro, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. O evento acontece na sede do observatório, localizada no bairro Jardim Cruzeiro, com programação das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Com o tema “A origem da vida e o ambiente marinho”, a iniciativa é voltada a estudantes e professores de escolas públicas e privadas, mas também estará aberta ao público em geral, que poderá participar das atividades sem necessidade de agendamento.
Grupos com mais de 10 participantes devem agendar a visita por meio do site do observatório. A programação inclui exposições, mostras e oficinas interativas.
Durante os três dias, o público poderá participar de um circuito expositivo que começa com um painel em grafite sobre a origem da vida, instalado no muro do observatório, e segue com mostra de fósseis, sessões de planetário e exposições temáticas.
Entre as principais atrações estão:
Exposição da Embasa, sobre o tratamento da água;
Mostra “Entre rochas e águas: o tesouro negro”, que aborda a origem e a extração do petróleo, seus impactos ambientais e ações mitigadoras — fruto de parceria entre o Museu Geológico da Bahia (MGB), o programa PopGeo da UEFS e o Museu Antares;
Oficina “Oceano em Mudança: Refletir e Agir”, que discutirá a poluição marítima e formas de preservação dos oceanos.
Ao longo da semana, também serão debatidos temas como a origem da vida nos oceanos, a conservação marinha e os desafios ambientais diante das mudanças climáticas, em uma proposta educativa e interativa que busca aproximar a ciência da comunidade.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Feira de Santana é organizada pelo Museu Antares de Ciência e Tecnologia (MACT) e conta com o apoio de instituições parceiras, como a Embasa, o Museu Geológico da Bahia, a Organização Socioambientalista Pró-Mar e o Projeto Tamar.
FONTE: G1 Bahia