-
10 de Fevereiro de 2015 | 09h 41
Semana passada Rui Costa abriu os trabalhos na Assembleia Legislativa. A Saúde foi bastante enfatizada na fala do governador. A reportagem do governo do estado listou as promessas renovadas, seja de construção do zero ou conclusão de obras em Ilhéus, Salvador, Camaçari, Salvador e Seabra. Em Feira apenas a UPA (aquela do Clériston) foi citada. O novo hospital ficou de fora.
Achando se tratar de um equívoco, buscamos a íntegra do discurso, postado pela Secretaria de Comunicação. Nada. Divulgamos a informação de que Rui esquecera o hospital de Feira. O governador rebateu pelo Twitter, sugerindo a consulta da íntegra, coisa que já tínhamos feito. A assessoria do governador depois disse que ele falou sim, mas o texto publicado não era a versão final do discurso.
Seja como for, não queremos duvidar da decisão política de fazer o hospital, que Rui Costa tem reafirmado inúmeras vezes. O sumiço da promessa em momento tão estratégico, entretanto, não poderia deixar de ser registrado.
Na fala aos deputados, além da UPA, o governador citou Feira de Santana em outra ocasião, quando disse que fará o que está faltando da duplicação do Contorno.
-
06 de Fevereiro de 2015 | 09h 55
Importante que a prefeitura tenha enxergado a gravidade do problema e assinado convênio com uma entidade que vivencia o problema, para esterilizar animais sem dono, que vivem soltos.
Este é um drama de Feira de Santana, que enfim começará a ser tratado. É imensa a quantidade de animais perambulando.
Se não há como abrigar todos, que pelo menos se evite a proliferação.
É raro andar na rua e não ver um cachorro vagando. As duas fotos que ilustram esta nota foram feitas por mim na Cidade Nova e no Parque Ipê. Numa, um batalhão de cachorros esparramados e na outra uma cadela que mal se aguentava nas pernas, com sua ninhada querendo mamar.
A quantidade de bichos sofrendo na rua é excessiva e disto a Associação de Proteção aos Animais é testemunha todos os dias.
O abrigo no Santo Antônio dos Prazeres é insuficiente. Com o
convênio assinado com a prefeitura, a própria APA vai se encarregar da esterilização, o que deve a médio prazo conter a enxurrada de cachorros, que inclusive traz riscos também à
saúde pública.
-
06 de Fevereiro de 2015 | 09h 48
Agradável surpresa ocorreu em ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, que demoliram construções irregulares no Sobradinho e Santo Antônio dos Prazeres.
Uma semana antes, questionei o secretário Roberto Tourinho até quando teríamos que esperar para ver uma ação efetiva da prefeitura de proteção aos cursos de água, notadamente as lagoas, objetos de constantes denúncias da imprensa e que entretanto continuam a ser invadidas e destruídas.
A resposta me fez desanimar de vez de ver as lagoas salvas, pois pelas explicações de Tourinho era como se a prefeitura estivesse de mãos atadas, porque os invasores recorrem a medidas judiciais para impedir a derrubada de suas casas, etc, etc.
Mas a ação nestes chamados canais de macrodrenagem exemplificam como a resolução depende muito é de resolução política mesmo.
-
04 de Fevereiro de 2015 | 18h 16
Senador disse que em 20 anos, o rio pode ser só lembrança
“O Rio São Francisco está morrendo. O rio está desidratado. O rio está maltratado. Sequer aquela prática tradicional de captar água para levar a casa das pessoas está mais assegurada, tampouco água para irrigar as pequenas plantações à margem do rio”, disse.
Em seu primeiro pronunciamento, na tarde desta quarta-feira (4/2), o senador Otto Alencar (PSD-BA) criticou a prioridade dada ao projeto de transposição. “Só se fala em transposição e não se fala em revitalização”, disse. Ele afirmou que é preciso investimentos do governo federal para evitar que o rio vire um “caminho de areia” como se encontram hoje afluentes do São Francisco.
Segundo o senador, nada valerá a transposição do rio se não houver recuperação. “O rio está ameaçado. Em 20 anos pode ser um retrato na parede. Não vejo outra solução do que investimentos da Codevasp (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A seca não me assusta, pois nasci na seca, em Rui Barbosa, mas o que me assusta é o que pode acontecer com as futuras gerações se não houver um trabalho do governo federal”, afirmou.
Otto Alencar disse que pretende priorizar ações para mobilizar parlamentares, a Codevasf e o governo federal para a pauta, que considera urgente.
-
03 de Fevereiro de 2015 | 15h 39
O Diário Oficial da Bahia publica na
edição de hoje decreto do governador Rui Costa, que nomeia Eliana Boaventura para o cargo de diretora geral da Superintendência de Assuntos Econômicos (SEI), órgão ligado à secretaria de Planejamento.
A ex-deputada compareceu ontem ao aeroporto, na chegada do voo de Campinas para Feira de Santana, com a presença do governador, já na condição de diretora do órgão, pois o decreto de Rui tem validade a partir do dia 30 de janeiro.
Em dezembro, Rui garantiu que não deixaria desamparados Eliana Boaventura e Jairo Carneiro, ex-integrantes do grupo de José Ronaldo, que passaram para o lado de Wagner. A nomeação de Jairo, outro que ontem acompanhou o governador em Feira, ainda não saiu.