MAC celebra 22 anos com exposição do artista Zé Andrade - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 19 de março de 2024

Cultura

MAC celebra 22 anos com exposição do artista Zé Andrade

Da Redação - 13 de Agosto de 2018 | 17h 06
MAC celebra 22 anos com exposição do artista Zé Andrade
Foto: Reprodução

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) completou 22 anos no mês de julho e, como parte da programação de celebração, a instituição está recebendo a exposição “40 anos de Um Artista da Terra”, do renomado artista plástico feirense Zé Andrade, que também está celebrando 40 anos de carreira. Radicado no Rio de Janeiro, Zé Andrade escolheu retornar à sua terra para essa comemoração especial.

O artista já teve suas obras expostas nas principais capitais e cidades brasileiras, bem como em países como Alemanha e Portugal. Muitos de seus bonecos são objetos de coleção em várias partes do mundo. E, para essa mostra, ele trouxe alguns de seus personagens mais célebres.

Zé Andrade, que se dedica a esculpir caricaturas, já homenageou personalidades baianas como Maria Bethânia e Jorge Amado, autores como Machado de Assis e várias outras figuras dos meios artístico, cultural e esportivo, como é o caso do ex-jogador de futebol Afonsinho, que marcou época, nos anos 70, também por brigar por mudanças de hábitos no futebol e pelos direitos dos jogadores, sendo o primeiro esportista a fazer conquistas para a classe. Essa escultura, pela qual o artista tem um carinho especial, também está entre as obras em exposição no MAC.

A mostra conta ainda com os trabalhos selecionados da oficina Técnicas e Maneiras de Lidar com o Barro, ministrada por Zé Andrade, em Feira de Santana, e ficará em cartaz até o próximo dia 21, quando o museu realizará um coquetel de encerramento.

Na programação, o lançamento do livro de fotos “Canudos e favelas”, também de Zé Andrade. A obra é uma edição do MAC, também dentro da comemoração de seus 22 anos. Na ocasião, o poeta Roberval Pereyr também estará lançando o livro IDERVAL MIRANDA, PONTO, escrito em homenagem ao autor feirense.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje