Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 15 de novembro de 2018

Cultura

Projeto Sonora Brasil traz concerto da Banda Manauense a Feira de Santana

Ísis Moraes - 15 de agosto de 2018 | 19h 10
Projeto Sonora Brasil traz concerto da Banda Manauense a Feira de Santana
Foto: Divulgação

Com o objetivo de formar ouvintes musicais e difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o projeto Sonora Brasil, criado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), traz a Feira de Santana, no próximo sábado (18), a Banda Manauense.

Formado por músicos da cidade de Manaus (AM), o grupo traz uma sonoridade e um repertório que fazem referência aos antigos ranchoscarnavalescos que precederam os blocos de carnaval e as escolas de samba do carnaval carioca, dos quais o Ameno Resedá é o mais lembrado, atualmente.

Nessa segunda etapa do Sonora Brasil, que esse ano trabalha o tema Bandas de música: formações e repertórios, a Banda Manauense apresentará ao público feirense um recorte derivado das bandas tradicionais de origem militar. No programa do concerto, repertórios relacionados às festividades populares da região amazônica.

HISTÓRIA – Através do Circuito Nacional de Formação de Ouvintes Musicais, o Sesc investe em programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Partindo desse princípio, o Sonora Brasil vem, ao longo de seus 20 anos de existência, apresentando ao público expressões musicais pouco difundidas, mas que remetem às raízes culturais e ao cancioneiro tradicional brasileiro. Com isso, o projeto recupera repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, levando ao público, a cada biênio, distintas formações musicais, que transitam ora pela música popular, ora pela música erudita.

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil realiza cerca de 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria delas distante dos grandes centros urbanos. Ao longo do tempo, o projeto já fez 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, alcançando a marca de 600 mil espectadores.

O show da Banda Manauense em Feira está previsto para começar às 15 horas e será realizado no auditório do Sesc Tomba, localizado à Rua Guaratatuba, 345. A programação é gratuita.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje