Natal Encantado chega à 7ª edição e consagra-se como grande projeto de Feira de Santana - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Cultura

Natal Encantado chega à 7ª edição e consagra-se como grande projeto de Feira de Santana

Karoliny Dias - 24 de Dezembro de 2019 | 18h 53
Natal Encantado chega à 7ª edição e consagra-se como grande projeto de Feira de Santana
Foto: Arquivo Pessoal

Em sua 7ª edição, o Natal Encantado se consagra como um dos grandes projetos de Feira de Santana. Criado pelo ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, o Natal Encantado é uma proposta desenvolvida através da integração dos setores público e privado. O objetivo é fortalecer as tradições dos festejos natalinos e ressaltar o sentido cultural do evento.

Durante o Natal Encantado, Feira de Santana se transforma em uma cidade acolhedora e em palco para a realização de espetáculos culturais e artísticos. O Governo Municipal diz que esses espetáculos reportam ao verdadeiro espírito da data natalina e fazem com que as pessoas vivenciem experiências e reflitam sobre os sentimentos de solidariedade, alegria e comemoração do nascimento do menino Jesus.

“O Natal Encantado é, hoje, uma festa consolidada, no Norte e Nordeste, como um dos grandes eventos natalinos. Temos 15 dias de evento na Avenida Getúlio Vargas, área do antigo espaço Marcos Moraes, e mais uma semana, que seria o auge da festa, na Praça Padre Ovídio. Além disso, temos muitas iniciativas da Fundação Egberto Costa”, afirmou o atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges.

De acordo com o secretário, são 20 dias de muita atividade relacionada ao Natal, envolvendo crianças, adolescentes e adultos. “Vários corais e orquestras da cidade participam do evento. As comunidades católica, evangélica e espírita também fazem parte. É uma festa que não tem religião. É uma festa de fé e comemoração pelo nascimento de Cristo”, explicou.

Segundo Edson Borges, a estrutura é grandiosa. O palco armado na Avenida Getúlio Vargas foi equipado com camarins, para receber bem os artistas locais e regionais. “O mesmo acontece na Praça Padre Ovídio. Foram dois palcos gigantescos, com acomodações para o público. Só na Praça Padre Ovídio foram colocadas cerca de 2 mil cadeiras. Um verdadeiro teatro a céu aberto”, enfatizou.

O secretário de cultura ressaltou, ainda, que a pasta começa a pensar e a idealizar cada detalhe da edição do Natal Encantado a partir do mês de setembro. “Começamos a procurar os contatos e a organizar a estrutura com bastante antecedência. E também a conversar com a Guarda Municipal, a Superintendência Municipal de Trânsito e com as outras Secretarias que se agregam à de Cultura, na realização desse e de outros eventos da cidade”, observou.

ATRAÇÕES – Edson Borges destacou que a escolha das atrações vem, principalmente, de sugestões de produtores culturais, empresários musicais e pessoas que frequentam a Secretaria. Mas ressaltou que também recebe sugestões até mesmo através das mídias sociais. “É uma festa grande e que exige esforço antecipado. Trabalhamos nele durante três meses, para que permaneça com esse brilho e tradição de um evento que tem características próprias, com apresentações de músicas clássicas, espetáculos relacionados com o Natal e também com a cultura popular. Com o passar do tempo, percebemos que há um grande público que estava necessitando dessa atenção, no que diz respeito a shows da Música Popular Brasileira (MPB), em Feira de Santana”, salientou.

PROGRAMAÇÃO – O Natal Encantado trouxe atrações diversificadas, dentre elas cantores e grupos feirenses, como Gilsam, Djalma Ferreira e Tito Pereira. Espetáculos como Eu sou o Samba (Uefs), Balet Baby, Coral Acordes de Luz, Orquestra Sisaleira, Grupo Teatral Renascer, Coral/Balet Escola Revelação e o Coral Maestro Miro encantaram o público.

Os grandes shows, com atrações nacionais, realizados entre os dias 16 e 20 de dezembro, foram prestigiados por milhares de pessoas. Apresentaram-se, no grande palco da Praça Padre Ovídio, a sambista feirense Maryzélia, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, a cantora paraense Fafá de Belém e os soteropolitanos Margareth Menezes, Armandinho e Jau.

A decoração de Natal também chamou a atenção do público. Um presépio em tamanho natural foi montado ao lado da Catedral Metropolitana de Sant’Ana e encantou os visitantes, bem como a iluminação especial que as árvores da praça ganharam.

IRMÃ DULCE – Na edição desse ano, o Natal Encantado trouxe uma novidade: uma exposição sobre Irmã Dulce, canonizada, pelo Vaticano, no dia 13 de outubro. Aberta, oficialmente, no dia 06 de dezembro, a mostra reuniu 14 peças do pintor e escultor Félix Sampaio. Confeccionada com as medidas reais da primeira santa genuinamente brasileira, a escultura Santa Dulce do Nosso Tempo foi a obra que mais chamou a atenção do público que compareceu ao salão nobre do Paço Municipal, onde a exposição foi instalada.

Félix Sampaio trabalha para as Obras Sociais Irmã Dulce, produzindo fotografias e esculturas, desde 1995. O artista confeccionou, exclusivamente para essa exposição, 13 telas, que formam a série denominada Santa Dulce Iluminada. Para ele, a mostra não é uma mera divulgação de sua arte, mas uma forma de fazer as pessoas conhecerem a trajetória de Santa Dulce dos Pobres. “Não é apenas divulgação da nossa obra, mas, principalmente, uma oportunidade para o povo poder ver de perto algo que simboliza a trajetória da nossa santa, em seu magnífico trabalho social pelos pobres”, disse.

VENDEDORES AMBULANTES – Em 2019, foi realizada ainda uma licitação para a colocação de barracas para os vendedores ambulantes que quisessem comercializar bebidas e alimentos, durante a festa. Os lances mínimos variaram de R$ 20,00, para vendedores de pipocas e baleiros, por exemplo, até R$ 300,00, para a comercialização de outros alimentos, como crepe, tapioca, acarajé, churros, sanduíches, cerveja artesanal e sucos. “Nossa intenção era organizar melhor a festa e dar oportunidade àqueles que vivem da comercialização de comidas, em eventos públicos e populares. E, de fato, ficou tudo bem ordenado”, comemorou Edson Borges.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje