Doação de órgãos para transplante dobra em Feira, de janeiro a setembro, em relação a 2019 - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Doação de órgãos para transplante dobra em Feira, de janeiro a setembro, em relação a 2019

30 de Setembro de 2020 | 19h 27
Doação de órgãos para transplante dobra em Feira, de janeiro a setembro, em relação a 2019

Mesmo com as restrições impostas pelo surgimento da pandemia de coronavírus, Feira de Santana demonstra crescimento em um indicador muito importante este ano: o transplante de órgãos humanos. De acordo com dados da Comissão Intra-Hospitalar  de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e Organização à Procura de Órgãos (OPO), do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o município dobrou o número de transplantes no comparativo de janeiro a setembro de 2020  com o mesmo período de 2019: 10 x 5.

Integrante da comissão, a enfermeira Ana Andréa Pinho apresentou os números na Tribuna Livre da Câmara, nesta quarta-feira (30). Ela foi convidada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), em vista da campanha Setembro Verde - o mês é dedicado a ações de incentivo e  conscientização da importância da doação de órgãos. Este aumento, embora em um momento desfavorável, é  reflexo das ações educativas e de conscientização junto à sociedade, diz a enfermeira.

Segundo ela,  os números poderiam ser melhores ainda, não fosse a pandemia. “Com os novos protocolos, é preciso realizar o teste para Covid -19 do potencial doador. Mas infelizmente, muitas vezes, os familiares não querem esperar o resultado e acabam não liberando”. Durante este mês, o HGCA realiza diversas campanhas educativas sobre o tema, esclarecendo dúvidas como o diagnóstico de morte encefálica. Este ano, devido aos protocolos de prevenção contra o vírus, as campanhas foram substituídas por “lives” via internet.

No Brasil, mais de 40 mil pessoas esperam na fila de transplante de órgãos. Devido à pandemia, a espera tornou-se ainda mais longa, pois houve queda de 40% no número de doações em nível nacional.

FONTE: Ascom - Câmara Municipal



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje