Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 06 de julho de 2026

Saúde

SP anuncia produção da Coronavac no Instituto Butantan; vacina é a primeira produzida no Brasil

10 de Dezembro de 2020 | 18h 38
SP anuncia produção da Coronavac no Instituto Butantan; vacina é a primeira produzida no Brasil
Foto: Reprodução/ TV Globo

O governo de São Paulo informou, nesta quinta-feira (10), que o Instituto Butantan já começou a produção do imunizante Coronavac, em sua própria sede. Segundo reportagem veiculada pela CNN, o anúncio da fabricação da vacina em território brasileiro foi feito pelo governador João Doria, durante uma entrevista coletiva, realizada nas dependências da farmacêutica, localizada na zona oeste da capital paulista.

Doria disse que o Butantan começou a produzir a Coronavac ontem (9), com os insumos enviados pela farmacêutica chinesa Sinovac. “Um momento histórico, que orgulha todos nós, brasileiros. O Butantan, mais uma vez, sai à frente e começa a produzir no Brasil uma vacina que vai salvar milhões de brasileiros”, ressaltou.

O governador afirmou ainda que o Butantan passará a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a demanda de produção da vacina. Coforme a CNN, ele garantiu que, para isso, serão contratados mais 120 técnicos, que se juntarão aos 245 funcionários do centro de pesquisa biológica, já envolvidos na fabricação do imunizante. “Com isso, a capacidade de produção da vacina chegará a 1 milhão de doses por dia. Não é só São Paulo que tem pressa. É o povo brasileiro, que quer voltar à normalidade, e o novo normal depende da vacina, segura, eficaz, com credibilidade”, disse João Doria, enfatizando ainda que outros 11 estados e 912 municípios de todo o país também manifestaram interesse formal em adquirir as doses da Coronavac.

PRIMEIRA NO BRASIL – O imunizante de origem chinesa é o primeiro a ser produzido no Brasil. Ainda de acordo com a CNN, ao falar sobre o início da produção, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que, assim como os demais funcionários, estava emocionado por produzir a primeira vacina contra o novo coronavírus em solo nacional. “Primeira vacina no Brasil, brevemente disponível para vacinação e fruto de todo o esforço que realizamos desde o começo deste ano”, salientou.

O gestor do Butantan disse que as doses serão produzidas em uma fábrica certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, já são produzidas outras sete vacinas, sendo uma delas a Influenza, além de 13 tipos de soro.

A Coronavac está na fase final de testes. Na semana passada, o estado de São Paulo recebeu insumos para a produção de mais de 1 milhão de doses. O primeiro lote de doses prontas chegou da China no dia 19 de novembro. A carga continha 120 mil doses, quantidade suficiente para vacinar 60 mil pessoas.

Na segunda-feira (7), João Doria anunciou os detalhes do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 e garantiu que a vacinação começará em 25 de janeiro, tendo prioridade trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e pessoas com 60 anos ou mais.

CONTRATOS – A CNN informou que o Butantan também assinou, hoje, protocolo de intenções com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), para fornecimento de doses da Coronavac. O valor das doses ainda será definido. A formalização do acordo foi celebrada pelo presidente da Fecam e prefeito de Rodeio (SC), Paulo Roberto Weiss, e pelo diretor do Butantan, Dimas Covas. Após a cerimônia, a comitiva conheceu o complexo de laboratórios e fábricas do Instituto.

Ontem, diz a CNN, a prefeitura de Belo Horizonte manifestou acordo semelhante. A medida visa garantir a imunização da população do município mineiro contra a Covid-19. A ideia é adquirir a Coronavac do órgão paulista quando ela for aprovada pela Anvisa.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje