Fora do grupo prioritário, prefeito de Itabi fura fila e se vacina contra a Covid-19 - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Política

Fora do grupo prioritário, prefeito de Itabi fura fila e se vacina contra a Covid-19

20 de Janeiro de 2021 | 14h 13
Fora do grupo prioritário, prefeito de Itabi fura fila e se vacina contra a Covid-19
Foto: Reprodução/Redes sociais

Na última segunda-feira (18), o Ministério da Saúde começou a distribuição das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios. E, de acordo com o Uol, com início da vacinação, os casos de pessoas que não integram o grupo prioritário, mas que, assim mesmo, receberam o imunizante também começaram a surgir. É o caso do prefeito de Itabi, cidade localizada no estado de Sergipe.

Conforme o portal de notícias, Júnior de Amynthas (DEM) tem 46 anos e recebeu uma das 31 doses destinadas à região, que tem uma população aproximada de 5 mil pessoas. Por ter a “furado a fila” da vacina, o gestor, que não faz parte do grupo de risco, recebeu uma enxurrada de críticas e foi a público se justificar.

Em uma rede social, o prefeito alegou que o gesto foi uma tentativa de “incentivar a população para que tomasse a vacina”. Júnior de Amynthas também argumentou que estados e municípios têm autonomia para adequar a vacinação contra o novo coronavírus, segundo a realidade das regiões.

ATO NOBRE O prefeito, diz o site, desmentiu as versões que apontam que ele tentou se privilegiar do cargo que ocupa para ser imunizado sem atender aos critérios instituídos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele disse que o ato teve uma intenção nobre. “O vídeo foi feito pela minha própria assessoria e amplamente divulgado por mim. Por representar um propósito nobre, de defesa da saúde do nosso povo de Itabi. Se não houvesse nobreza, boa intenção no meu gesto, eu teria tomado a vacina às escondidas. E vacinaria também minha esposa, meu filho de oito anos e meus pais”, justificou.

Por meio de uma nota compartilhada nas redes oficiais do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas foram recebidas com segurança, no dia 19 de janeiro, e que a continuidade do programa de vacinação vai seguir o “cronograma e o público-alvo estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes”.

Conforme o Uol, a expectativa é que as doses sejam distribuídas, inicialmente, para os profissionais de saúde. “A Secretária explica, ainda, que segundo o Informe Técnico 'Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19', elaborado pelo Ministério da Saúde, é 'facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local', razão pela qual o prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina”, diz um trecho do documento.

A divisão de grupos apontada no Plano de Imunização consta como uma recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, de acordo com o site, o documento não chega a assinalar infração em atos como o do prefeito de Itabi. Mesmo assim, após a repercussão do caso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu entrada, junto ao Ministério Público (MP), em uma representação, a fim de apurar um possível ato de improbidade administrativa.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje