O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, divulgou o balanço da vacinação contra Covid-19, desde o dia 19 de janeiro, início da imunização no estado, até esta segunda-feira (1º). Segundo o G1, o gestor informou que a média de vacinação dos grupos selecionados da fase 1 está em 65,6%.
Apenas 58 cidades aplicaram 100% das doses enviadas, configurando um percentual de 13,9%. A maioria dos municípios, 197 deles, já usou entre 75% e 99% das doses. Outras 119 cidades aplicaram entre 50 e 74% das doses e 43 municípios aplicaram menos de 50%.
Vilas-Boas salientou que as macrorregiões da Bahia estão abaixo dessa média. A região leste, por exemplo, tem 62,7% e, conforme o G1, ela está sendo puxada para baixo por Salvador e Camaçari. As regiões sul (60,8%) e extremo sul (53,1%) também estão abaixo da média geral, sendo o extremo sul impactado pela lenta vacinação de pessoas oriundas de comunidades indígenas.
Com relação aos povos nativos, Fábio Vilas-Boas ressaltou que a cobertura está em 46,6%. Nesse grupo, as pessoas com mais de 18 anos somam 23.649. Desse total, 11.031 já foram vacinadas.
Ainda conforme o G1, o secretário enfatizou que quatro cidades estão com menos de 20% das doses aplicadas, em percentuais inaceitáveis: Santo Amaro (9,4%); Conceição do Jacuípe (12,4%); Biritinga (15,8%); e Barra (19%).
Entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, Vitória da Conquista lidera a lista divulgada pelo gestor: 97,7% do grupo selecionado da fase 1 já foi vacinado. Logo atrás, vêm Lauro de Freitas (86,3%) e Itabuna (75,4%).
Dos municípios com mais de 200 mil habitantes, quatro ficaram abaixo da média: Camaçari (64,5%), Salvador (61%), Feira de Santana (55%) e Juazeiro (49,6%).