Primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 na Bahia, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, recebeu a segunda dose do imunizante, neste sábado (20), após de ter contraído a doença e ter sido internada no Hospital Couto Maia, na capital baiana.
De acordo com o G1, a profissional de saúde recebeu a primeira dose da vacina no dia 19 de janeiro e tomaria a segunda dose no dia 16 de fevereiro. No entanto, entre os dias 12 e 13 de fevereiro, ela sentiu um mal estar, sendo hospitalizada. A enfermeira atua no Núcleo Interno de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e já voltou às atividades normais, após se recuperar da doença.
As autoridades sanitárias alertam que casos de infecção pós-vacina são pontuais e que ocorrem porque ainda não há vacina 100% eficaz contra o novo coronavírus. Por isso, a imunização massiva é a única forma de conter a disseminação da Covid-19, evitando o surgimento de cepas mais resistentes e letais.
Ainda segundo o G1, o imunizante aplicado em Maria Angélica Sobrinho foi o CoronaVac, elaborado pelo laboratório chinês Sinovac, que, no Brasil, está sendo fabricado pelo Instituto Butantan. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa vacina tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 fica reduzido pela metade. O imunizante também evita formas mais graves da doença.