O governo federal tem a obrigação de vacinar em quatro meses todos os 38 milhões de trabalhadores informais que receberão a nova rodada de auxílio federal. O compromisso foi ‘cobrado’ pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para quem essas pessoas precisam sair de casa para trabalhar mesmo recebendo o benefícios. Na avaliação de Guedes, a vacinação em massa precisa ser acelerada ao máximo para assegurar o retorno seguro ao trabalho, principalmente dos informais.
“Esses mais vulneráveis não podem ficar em casa, no isolamento social, tendo sua sobrevivência garantida. Mesmo a gente fornecendo auxílio emergencial, são as famílias mais frágeis. Eles têm às vezes 8, 9, 10 pessoas em habitações muitas vezes de só um cômodo, e são pessoas que querem trabalhar e precisam trabalhar, eles pedem para trabalhar”, disse o ministro, ao comentar o resultado da arrecadação de fevereiro.
Para o titular da Economia, a alta de 4,3% registrada pela Receita Federal em fevereiro não terá continuidade a partir da segunda quinzena deste mês, por causa das novas restrições a atividades e circulação. Guedes avalia que , enquanto as pessoas de maior renda toleram melhor o distanciamento social, as pessoas de classes mais baixas “têm um desejo desesperado pelo trabalho”. Com informações da Agência Brasil e da Exame.
FONTE: Bahia.ba