Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quarta, 08 de julho de 2026

Saúde

Grupos prioritários têm até o dia 15 para se vacinar contra a Covid-19; depois, só por idade

08 de Junho de 2021 | 11h 30
Ouvir a matéria:
Grupos prioritários têm até o dia 15 para se vacinar contra a Covid-19; depois, só por idade
Foto: PMFS

As pessoas que integram os grupos prioritários da imunização contra a Covid-19, em Feira de Santana, têm até o dia 15 de junho para receber a aplicação da primeira dose da vacina. Depois dessa data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguirá, unicamente, o escalonamento por idade.

Segundo o Acorda Cidade, a informação foi passada pelo secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto, na noite desta segunda-feira (7). "As pessoas têm que entender direitinho o que eu estou falando. Nós só vamos vacinar os grupos prioritários até o dia 15 de junho. A partir do dia 16, todos serão vacinados por idade. Eu não vou ficar mantendo grupo por prioridade por meses a fio, esperando a boa vontade das pessoas aparecerem para serem vacinadas", declarou o gestor.

Atualmente, a SMS designa como grupos prioritários os trabalhadores da segurança pública, das forças armadas, dos transportes urbanos, da limpeza pública, da imprensa, da educação, além de pessoas portadoras de comorbidades, gestantes, lactantes e puérperas (pós-parto até 45 dias).

VALIDADE - O secretário lembrou, ainda, que as vacinas têm prazo de validade de cerca de 31 dias, após a chegada. Por isso destacou que, se houver muitas doses com datas próximas do vencimento, elas serão aplicadas em qualquer pessoa, independente de idade ou grupo.

"Não vou jogar vacina no lixo. vou aplicá-las. E não é apenas a Pfizer, é qualquer outra que esteja próxima da data de vencimento. Eu vou aplicar em alguém. As vacinas têm prazo de validade de 31 dias, a partir da data de chegada. Se perto de 29 dias tiver vacinas na mão, vou chamar qualquer pessoa para não perder a vacina", explicou Britto, ao programa.

Nesta terça-feira (8), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) informou que as vacinas destinadas à aplicação da primeira dose terminaram. Agora, o município depende de uma nova remessa do Governo Federal, para retomar a ampliação da imunização. As unidades existentes no estoque estão sendo usadas, exclusivamente, para vacinar gestantes e mulheres em puerpério e para aplicação da segunda dose.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje