Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quarta, 08 de julho de 2026

Saúde

Prefeito de Feira de Santana alerta sobre riscos da disseminação da Covid-19 durante São João e pede que população seja prudente

22 de Junho de 2021 | 10h 08
Prefeito de Feira de Santana alerta sobre riscos da disseminação da Covid-19 durante São João e pede que população seja prudente
Foto: Secom PMFS

Prudência durante os festejos juninos. É o que pede o prefeito Colbert Martins Filho à população feirense. Os números da Covid-19, no município, são preocupantes, sobretudo, em função da escassez de vagas nas unidades hospitalares. Operando no limite de suas capacidades, os centros de saúde não têm como atender uma grande e repentina demanda de pacientes.

O Hospital Municipal de Campanha, por exemplo, tem registrado aumento das internações entre adultos, principalmente na faixa etária de 30 a 40 anos, afirmou o diretor médico da unidade, Valdir Cerqueira, durante coletiva de imprensa realizada, com o prefeito, na manhã desta terça-feira (29). "São 41 leitos de enfermaria ocupados. Já passaram pelo hospital 1.389 pacientes, destes, 356 pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta madrugada, faleceu uma paciente de 43 anos", destacou.

Colbert Martins lembrou que um aumento significativo de infecções provocadas pelo novo coronavírus pode vir a ocorrer, caso as normativas estaduais e municipais que restringem a circulação de pessoas durante o São o João e o São Pedro não sejam respeitadas. Ele enfatizou que é necessário que as pessoas se cuidem, agora, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários, para que seja possível passar pelo período junino sem uma explosão de casos da doença.

A infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus, salientou que "não há expectativa de melhora" e que as pessoas não podem deixar as medidas de proteção de lado. Ela enfatizou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem identificado surtos da doença em ambientes de trabalho, quando, por descuido, muitos deixam de utilizar a máscara e, assintomáticos, acabam transmitindo a doença, ao compartilhar o ambiente sem a devida proteção.

A médica ressaltou que, atualmente, a variante P1, mutação do Sars-CoV-2 originada em Manaus, é a mais detectada no município, o que deixa as autoridades sanitárias em alerta e ainda mais preocupadas, já que esta cepa apresenta um alto potencial de transmissibilidade e letalidade. Dados divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA), na última sexta-feira (18), revelam que, atualmente, ela é responsável por 80% das infecções na Bahia.

Em função disso, a Sesab emitiu um alerta, aos 417 municípios do estado, chamando a atenção para o risco da formação de aglomerações durante os festejos juninos, justamente por causa do perigo da propagação da variante amazônica, hoje, predominante em toda Bahia, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. "Nos meses de fevereiro a maio deste ano, a variante P1 se tornou predominante, sendo a responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos em todo o Brasil, inclusive, na Bahia", advertiu.

NÚMEROS DA COVID EM FEIRA - Conforme a Sesab e o Ministério da Saúde, Feira de Santana registra, atualmente, uma taxa de óbitos de 1,81%. O estado está com 2,20%. A capital, Salvador, aparece, no boletim, com 2,95%. A região Nordeste tem 2,36% e o Brasil 2,76%.

Até o momento, a SMS registrou 816 mortes, na cidade. Segundo o governo municipal, o recorde de óbitos ocorreu em maio passado, quando 100 feirenses perderam a vida para o novo coronavírus. Em março desse ano, 90 pessoas morreram em decorrência da doença e, em junho, também de 2021, o órgão já contabilizou 88 óbitos.

Colbert Martins lembrou que Feira de Santana está com 11,05% de sua população vacinada com as duas doses. A escassez de antígenos, em todo o país, não tem permitido um rápido avanço da imunização. No entanto, as autoridades sanitárias locais consideram que, dentro das possibilidades, o município tem conseguido manter boas estatísticas de vacinação. Dados da Sesab e do Ministério da Saúde mostram que Salvador já imunizou 14,21% de seus habitantes. Na Bahia, a taxa de vacinação com as duas doses chega a 9,78% e, no país, o índice está em 11,43%.

O chefe do Executivo Municipal, que é médico e professor de epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), enfatizou, ainda, a importância de dar celeridade ao processo de identificação de novos casos do novo coronavírus. Por isso, o governo local propôs à Sesab montar uma unidade do Lacen no município, a fim de agilizar resultados de exames. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, já há local definido e a documentação já foi enviada. O gestor salientou que, agora, só depende de decisão do órgão estadual.

Outra importante medida de contenção da disseminação do vírus mencionada pelo prefeito Colbert Martins é a determinação do Governo do Estado que impede a circulação dos ônibus intermunicipais durante o São João. O gestor, no entanto, lembrou que também é preciso impedir e fiscalizar a circulação das vans que transportam passageiros pelas vias internas, durante o período junino. Segundo o prefeito, é preciso uma dose de sacrifício, agora, para se chegar bem ao período posterior às festas.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje