O Mais Médicos possibilita a melhoria contínua de indicadores da atenção básica no estado da Bahia. Foi o que destacou nesta terça-feira (4) o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, após participar da cerimônia de celebração de dois anos de implementação do programa no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro da área, Arthur Chioro. O representante do Governo da Bahia na capital federal, Jonas Paulo, também acompanhou a agenda.
Segundo Vilas Boas, a conquista se deve à ampliação do número de atendimentos realizados. "Já são mais de 300 municípios beneficiados na Bahia, onde mais de 1.300 médicos foram capazes de amplificar a cobertura da atenção. A expectativa é receber uma nova leva de médicos até o final do ano, o que contribuirá para que possamos cobrir todo o território do nosso estado, que é extremamente vasto, extenso e que precisa de mais médicos".
A última turma de médicos que chegou à Bahia neste ano, por meio do programa, foi composta por 35 profissionais, a maior parte deles brasileiros e baianos que se formaram em universidades da América Latina. Segundo Vilas Boas, o estado pleiteia a vinda de mais médicos para que comunidades ainda sem atendimento contarem com o trabalho desses profissionais.
A dedicação e o jeito de atender são características destacadas pela própria população, conforme depoimentos mostrados no evento no Planalto. Ao comentar esses destaques, o secretário fez um breve relato do que a sua pasta tem vivenciado. "O retorno em todas as localidades onde esses médicos atuam é muito positivo. A população se sente bastante acolhida por esses profissionais, que são profissionais dedicados exclusivamente a assistência ao SUS [Sistema Único de Saúde] e estão disponíveis nas cidades, nos distritos de segunda a quinta-feira integralmente. Isso representa uma mudança de realidade".
FONTE: secom-ba