O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (17), um novo caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia. O registro foi feito na cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, segundo boletim atualizado pela pasta.
O caso ocorre após duas suspeitas anteriores no estado — uma em Salvador e outra em Feira de Santana — terem sido descartadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no início de outubro.
Em todo o país, o Ministério da Saúde contabiliza 133 notificações de possíveis intoxicações por metanol, das quais 46 foram confirmadas e 87 seguem sob investigação. Outras 528 notificações já foram descartadas. O estado de São Paulo concentra o maior número de registros, com 82 casos.
São Paulo (44)
Pernambuco (23)
Rio de Janeiro (6)
Piauí (3)
Mato Grosso do Sul (2)
Goiás (2)
Paraná (2)
Bahia (1)
Espírito Santo (1)
Minas Gerais (1)
Paraíba (1)
Tocantins (1)
Ainda não há informações sobre o estado de saúde da pessoa suspeita de intoxicação em São Félix. A reportagem entrou em contato com a Sesab para mais detalhes, mas não obteve retorno até o momento.
O número de óbitos confirmados por envenenamento com metanol no Brasil permanece em oito, sendo seis em São Paulo e dois em Pernambuco.
Os dois casos suspeitos registrados no início do mês — um em Feira de Santana e outro em Salvador — foram descartados pela Sesab em 5 de outubro.
Em Feira de Santana, o paciente Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, foi encontrado desacordado em casa, apresentando palidez e alteração no nível de consciência, mas exames laboratoriais descartaram a presença de metanol.
Na capital baiana, o segundo caso foi excluído após exames indicarem ausência de sinais de acidose metabólica e melhora clínica do paciente. Um terceiro registro, em Irecê, também não foi confirmado pela secretaria.
FONTE: G1 Bahia