O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para a realização de oito novos concursos públicos que somam 890 vagas em 16 carreiras da administração pública estadual. O anúncio ocorreu durante a cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
A iniciativa visa reforçar e renovar os quadros efetivos de áreas estratégicas do Estado, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas, Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.
“Eu prometi que no Dia do Servidor Público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Serão seleções para áreas estratégicas, tanto jurídicas quanto técnicas, e na próxima semana, no máximo, faremos outro pacote voltado à segurança pública, que também pode incluir novos concursos”, afirmou Jerônimo.
As contratações estão previstas para janeiro de 2027 e têm como foco a recomposição de carreiras típicas do Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, funções que não podem ser exercidas por terceirizados ou contratados por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A medida também atende a órgãos que há anos não passam por renovação de pessoal.
Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos.
Procuradoria Geral do Estado (PGE): 135 vagas — sendo 20 para Procurador, 50 para Assistente e 65 para Analista de Procuradoria.
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema): 110 vagas para Técnicos e Especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: 120 vagas para Especialistas e Técnicos em Obras Públicas.
Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa), Saeb e Seplan: 40 vagas para Especialista e Técnico em Regulação, 50 para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e 35 para Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, que irão atuar na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).