Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 29 de outubro de 2025

Justiça

PGR diz ao STF que aguarda esclarecimentos de Cláudio Castro para avaliar medidas sobre ação policial no Rio

29 de Outubro de 2025 | 16h 17
PGR diz ao STF que aguarda esclarecimentos de Cláudio Castro para avaliar medidas sobre ação policial no Rio
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, nesta quarta-feira (29), ao Supremo Tribunal Federal (STF), que aguarda o recebimento de informações do Governo do Rio de Janeiro para avaliar se solicitará alguma medida, após a realização, no dia de ontem (28), da Operação Contenção, na capital fluminense. Com um saldo de 119 mortos, a ação policial está sendo amplamente criticada e apontada como chacina.

Em ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, o procurador-Geral, Paulo Gonet, disse que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) solicitou, ontem mesmo, explicações, por parte do governador Cláudio Castro.

Nesta terça-feira, o ministro pediu parecer da PGR sobre o pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para que o referido chefe do Executivo estadual preste informações.

Após a realização da operação, o CNDH pediu ao STF que Castro apresente um relatório sobre a operação, uma justificativa formal para sua realização, e esclareça as providências adotadas para socorrer as vítimas e garantir a responsabilização de agentes no caso de eventual descumprimento de direitos humanos.

O despacho foi proferido após o ministro assumir o comando do processo, que é conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual a Suprema Corte já determinou medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.

Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo, diante da ausência de um relator para o caso. A ação era comandada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou, na semana passada.

Em abril, o Supremo Tribunal Federal definiu medidas para combater a letalidade policial durante operações da Polícia Militar contra o crime organizado nas comunidades do Rio de Janeiro.

 

 

 



 

*Com informações da Agência Brasil.



Justiça LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje