Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 23 de novembro de 2025

Emanuela Sampaio

19º Tempero no Forte movimenta a cadeia produtiva no Litoral Norte

21 de Novembro de 2025 | 10h 33

Tendo como ponto de partida o tema ‘Sabores da Terra’, os restaurantes Tabaréu do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e Bela Nordestina, apresentam suas criações, de 11 a 21 de dezembro, durante o Festival

19º Tempero no Forte movimenta a cadeia produtiva no Litoral Norte
Prato: Fumeiro flambado no licor de laranja e mel

Rico em ingredientes da terra, o Litoral Norte baiano, especialmente o município de Mata de São João, vai apresentar parte desta versatilidade de produtos, os Sabores da Terra - Mel, Coco, Farinha, Queijos de Cabra, Cachaça, Pimenta, Hortaliças, Raízes, Citrus, Frutas da Época, Cogumelos, Bananas, Açaí, Pupunha, Ovos Caipira, Massas de Aipim, Carimã e Tapioca -  tema da 19ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, que acontece de 11 a 21 de dezembro, em Praia do Forte e entorno, Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí, Lagoa Aruá e Massarandupió. 

Neste contexto, os restaurantes Tabaréu, do Tivoli Ecoresort, ‘resort oficial do Festival’, e o Bela Nordestina, têm um ingrediente em comum em seus pratos, que é o mel, oriundo da fazenda de apicultura Meliponário Pólen Dourado, que fica localizado em Malhadas, Açu da Torre. O Festival segue sua missão fomentando a estreita relação da cadeia produtiva local, através da conexão direta entre restaurantes e produtores rurais. 

Criado de forma exclusiva, apenas para os hóspedes, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, a nova chef executiva Tânia Godoi, com toda sua memória afetiva, sofisticação e propósito, segue o tema do evento e assina o prato “Da Roça ao Mar” - Um Polvo grelhado em fogo alto, servido sobre purê cremoso de aipim, com queijo de cabra artesanal. Acompanha farofa crocante de tapioca com mel e pimenta e vinagrete de coco e cachaça. A proposta conecta a terra e o mar, o campo e o litoral, exaltando o trabalho do produtor local e o DNA baiano e contemporâneo do Tivoli. “Um prato que celebra o encontro do campo com o mar e a riqueza dos ingredientes baianos”, afirma Tânia. 

Já na Vila de Praia do Forte, o Bela Nordestina, que exalta suas expressões gastronômicas e culturais, com raiz nordestina no cardápio, traz nesta edição de 2025 do Tempero no Forte, o prato Fumeiro flambado no licor de laranja e mel.  

O Tempero no Forte (@temperonoforte_) é uma realização da 2D Projetos Culturais e Eventos, com patrocínio da Bahiagas e apoio da Turisforte, Concessionária Bahia Norte e Litoral Norte, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Senac, Prefeitura de Mata de São João e Governo do Estado.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje