O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (26), indica que a disputa mais equilibrada ocorre em uma eventual simulação de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), quando os dois aparecem em empate técnico.
Flávio Bolsonaro é apontado como o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a sucessão presidencial. O apoio foi reforçado nesta quinta-feira (25), por meio de uma carta assinada pelo ex-mandatário.
Em um dos cenários de primeiro turno que inclui Jair Bolsonaro — apesar de o ex-presidente estar inelegível e condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado — Lula aparece com 36,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 31,3%. Na sequência, Ciro Gomes (PSB) registra 6,9%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 6,5%.
Ainda nesse cenário, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), alcança 4%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 1,6%; a senadora Tereza Cristina (PP), 1,4%; e Renan Santos, presidente do MBL, 0,6%.
Em outra simulação de primeiro turno, sem a presença de Jair Bolsonaro, Lula mantém a liderança com 37,6% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 27,8%, seguido por Ratinho Júnior, com 9%, e Ciro Gomes, com 7,9%. Romeu Zema soma 3,1%, Tereza Cristina 1,9% e Renan Santos 0,8%.
A pesquisa ouviu 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro, em 163 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.