Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 13 de janeiro de 2026

Valdomiro Silva

Prefeitura notifica 25 infratores da limpeza; quantos já foram penalizados?

10 de Janeiro de 2026 | 08h 08
Prefeitura notifica 25 infratores da limpeza; quantos já foram penalizados?

VALDOMIRO SILVA  


A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está notificando, via Diário Oficial Eletrônico do Município, neste início de ano, 25 pessoas ou empresas por não retirarem materiais de construção e entulhos das vias públicas, pelo descarte irregular de resíduos sólidos e por não construir muro e passeio em terrenos baldios. Corre  prazo de 10 dias para apresentar defesa e sanar as irregularidades, sob pena de "aplicação de penalidades". Tudo certo. Seria interessante a SESP, comandada pelo atuante secretário Justiniano França, informar quais as penalidades JÁ APLICADAS e quantos infratores contumazes foram atingidos.

Não existe " bandido bom", governador

O governador Jerônimo Rodrigues concedeu entrevista às "páginas amarelas" da Veja. Sobre a criminalidade no Estado, que está entre os milais violentos do país, destacou ações preventivas como a ampliação de escolas em tempo integral, serviços de saúde e políticas sociais em áreas mais vulneráveis, integrando segurança pública e desenvolvimento social. Sabe que o Estado precisa fazer muito mais. E disse, ao sustentar que a atuação policial deve ser firme, mas dentro da lei, com respeito aos direitos humanos e ao devido processo legal, que “bandido bom é bandido preso e entregue à Justiça”. Não acho correta essa denominação. Não existe "bandido bom".


No campo político, o  petista que governa a Bahia e deverá buscar um segundo mandato,  minimizou, na entrevista, pesquisas desfavoráveis. Lembrou que levantamentos erraram em eleições anteriores na Bahia. Pesquisas erraram, sim. Mas também acertaram!


Secretaria de Agricultura precisa criar novas ações em 2026

Aquisição de sementes de feijão e milho, abastecimento de água potável, compra das barracas que serão instaladas na Rua Marechal Deodoro, abastecimento de água potável nas comunidades da zona rural ainda não atendidas pelo sistema formal (entre janeiro e novembro do ano passado, 3.340 viagens), certificação de empresas com o Selo SIM, realização da Expofeira, além de manutenções no Centro de Abastecimento e em feiras livres. Este, o resumo da atuação da Secretaria Municipal de Agricultura em 2025. Para um primeiro ano, tudo bem, secretário Silvaney Araújo. Mas é tudo muito parecido com o que sempre foi feito. Vamos tentar, em 2026, acrescentar alguma nova ação. É possível.

Uma boa medida é a antecipação da licitação para a compra de sementes de feijão e milho, conforme anuncia o secretário. Neste ano, serão distribuídos 144 mil quilos de feijão e 72 mil quilos de milho aos pequenos agricultores do município.

A certificação pelo Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), informa a Secretaria de Agricultura, garante a qualidade e a segurança de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos, mel e pescados, permitindo a comercialização dentro dos limites do município. Em 2025, duas empresas tiveram a produção e a venda legalizadas, e outras seis declararam interesse na certificação. Não são números muito baixos?


Valdomiro Silva LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje