Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 26 de junho de 2026

Feira de Santana

Ônibus, estações e terminais do BRT são alvo constante de vandalismo em Feira de Santana

26 de Junho de 2026 | 11h 56
Ônibus, estações e terminais do BRT são alvo constante de vandalismo em Feira de Santana
Foto: Divulgação - SEMOB

O sistema de transporte coletivo de Feira de Santana tem enfrentado uma série de atos de vandalismo e furtos que vêm causando prejuízos ao patrimônio público e comprometendo a segurança e o conforto dos usuários. Ônibus pichados, cabos elétricos furtados, portas quebradas e equipamentos danificados fazem parte da rotina enfrentada pelo município.

As estações do BRT localizadas nas avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas estão entre os pontos mais afetados. Na João Durval, os principais alvos são os brises — estruturas metálicas de acabamento e ventilação das miniestações — que são arrancados e lançados na pista, provocando danos frequentes ao patrimônio.

Já no corredor da Avenida Getúlio Vargas, o principal problema é o furto de cabos elétricos. Atraídos pelo valor comercial do cobre, criminosos retiram metros de fiação das estruturas, deixando as plataformas sem iluminação e comprometendo o funcionamento da infraestrutura.

Os terminais de transbordo também registram constantes episódios de depredação. Entre os danos mais recorrentes estão portas, pias e vasos sanitários quebrados, pichações, furtos de materiais e descarte irregular de lixo. O vandalismo também atinge o interior dos ônibus, onde assentos são rasgados e paredes e bancos são riscados com canetas permanentes.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, lamentou a frequência das ocorrências e destacou os impactos causados ao sistema.

“Infelizmente, algumas pessoas danificam as estruturas. Como os brises são de encaixe, eles batem, forçam até desencaixá-los e depois os arremessam na avenida. É uma situação realmente lamentável. Também registramos constantes atos de vandalismo e depredação nos banheiros dos terminais de transbordo, que sofrem danos em portas, lavatórios, vasos sanitários e demais equipamentos. Na Avenida Getúlio Vargas, ainda ocorre o furto de cabos elétricos. São muitos metros de cabeamento que acabam sendo levados e vendidos, deixando as miniestações sem energia”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, os gastos com reparos obrigam o município a redirecionar recursos que poderiam ser investidos na melhoria e expansão do sistema de transporte coletivo. Para combater os crimes, a administração municipal pretende ampliar a integração com sistemas de videomonitoramento, buscando identificar e responsabilizar os autores.

Em Feira de Santana, a Lei Municipal nº 3.849/2018 prevê sanções administrativas para quem praticar atos de vandalismo ou depredação contra o patrimônio público. As multas variam de R$ 1 mil a R$ 1 milhão, conforme a gravidade dos danos causados.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) reforça que a colaboração da população é fundamental para preservar os equipamentos públicos. Casos de vandalismo ou furtos podem ser denunciados de forma anônima por meio do telefone 156.

 

  

  

FONTE: Prefeitura de Feira



Feira de Santana LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje