A Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável, foi um dos destaques na Premiação Excelência em Gestão de Pessoas. Realizada pelo Grupo Gestão RH com o apoio técnico da FGV in Company, a pesquisa revela as organizações com melhor índice de ICH (Investimento em Capital Humano), que é sustentado por quatro pilares: Saúde Psicológica dos Funcionários, Cidadania Corporativa, Desenvolvimento Humano e Organizacional e Práticas em Gestão de Pessoas. Ana Claudia Oliveira, vice-presidente de RH para Brasil e Argentina, esteve presente no evento em São Paulo (SP) e recebeu o prêmio em nome da Continental, destaque no pilar “Empresas Psicologicamente Saudáveis“.
‘‘Este reconhecimento é extremamente valioso para nós, que de forma muito intensa temos nos debruçado na questão da saúde e bem-estar, tema que tomou enorme relevância com os impactos da pandemia. Temos investido muito na formação das lideranças em Gestão Humanizada, definimos uma clara estratégia de saúde e bem-estar para o país e temos empoderado os colaboradores com discussões e orientações frequentes sobre o tema. Temos convicção de que essa jornada é longa e estamos aprendendo fazendo. Os desafios são grandes ", declarou Ana Claudia.
Esse pilar Empresas Psicologicamente Saudáveis, avalia as boas práticas das empresas e busca identificar os processos desenvolvidos em prol do crescimento dos colaboradores por meio de investimentos em educação e treinamentos, além da preocupação com a saúde e treinamentos em busca da qualidade de vida dos colaboradores. A premiação reflete a profunda jornada de transformação cultural em curso na Continental, que vem sendo cada vez mais fomentada e incentivada, além de se somar a outros títulos importantes recentemente atribuídos à companhia, como o selo Great Place to Work (GPTW) e o Prêmio CEOs e RHs Mais Admirados 2021.
O Carnaval de rua em 2022 não vai acontecer, ainda por causa da covid19. Mas os eventos, que seguem os devidos protocolos de segurança e sanitários, estão liberados! E o grupo Katulê, que não brinca em serviço, já assegurou seu espaço na folia e acaba de lançar seu "Bloquinho Parado do Katulê". O Bloquinho será no sábado de Carnaval, dia 26 de fevereiro, no Bar da Paciência, na Praia da Paciência, no Rio Vermelho. A festa começa a partir das 20 horas, com direito a muito samba, repertório moderno, animado e muito alto astral. E o melhor: será um bloquinho à fantasia!!! "Vamos fazer uma festa digna de Carnaval, com muita música pra dançar, sem hora pra acabar e queremos ver todo mundo arrasando nas fantasias!", diz o vocalista Luis. Além do Katulê, a noite terá abertura de uma banda de fanfarra, para transportar o público para dentro do Carnaval! Os ingressos para o bloquinho podem ser adquiridos antecipadamente através do número (71) 99919-8337 ou do Instagram (@katulegrupo) e custam R$ 35,00 no primeiro lote.
Serviço
Bloquinho Parado do Katulê
Shows de Katulê e abertura com banda de Fanfarra
Bar da Paciência, Rio Vermelho
Sábado, 26 de fevereiro, 20h
Informações e venda: (71) 99919-8337 ou @katulegrupo (Instagram)
Valor: R$ 35,00 (primeiro lote)
Se antes os fatores que mais levavam as mulheres a adiarem o sonho da maternidade eram as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho, hoje, a pandemia também está sendo responsável por esse comportamento. E diante desse cenário de incertezas, o congelamento de óvulos tem sido uma alternativa para quem deseja ter um bebê de forma planejada e em um cenário social considerado normal.
“Está tudo muito instável e isso está levando parte das mulheres que desejam engravidar a adiar os planos no que tange a ter um filho”, frisa Dra. Sofia Andrade (@drasofiaandrade), médica especializada em reprodução humana. “O congelamento de óvulos é uma alternativa eficaz para aquelas que não querem engravidar no momento atual. Pelo método, é possível preservar o maior nível de fertilidade presente nos gametas femininos mais jovens, permitindo que a paciente planeje qual é o momento ideal da sua vida para conceber”, acrescenta.
Mas o que é o congelamento de óvulos? “Trata-se de um procedimento em que os óvulos da mulher são captados e colocados em nitrogênio líquido. Por lá, eles são congelados e armazenados a uma temperatura de 196° negativos”, explica Dra. Sofia. “O congelamento é possível em qualquer idade, caso haja óvulos em quantidade e qualidade. Quanto mais jovem for a mulher, melhor será a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro”, complementa a médica.
O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que não podem (ou não querem) uma gravidez no momento atual e também para pacientes em tratamento de câncer, já que a radioterapia e a quimioterapia podem prejudicar a reserva ovariana e a fertilidade futura da mulher. “Tem casos que após a quimioterapia, a paciente pode evoluir para um quadro de menopausa precoce”, ressalta Dra. Sofia Andrade. O congelamento também é indicado para pacientes que necessitam remover os ovários por conta de doenças benignas (cistos de endometriose ou tratamentos de doenças autoimunes que comprometem a reserva ovariana). “Vale informar que os óvulos podem ficar congelados por cerca de 15 anos.
Com atuação em diversas cidades baianas, arquiteta tem em seu portfólio mais de 300 projetos de casas condominiais e expande atuação para Litoral Norte da Bahia_
A arquiteta Itana Lemos comemora em 2022 os 10 anos do escritório que leva o seu nome, reconhecido como o melhor escritório de arquitetura da capital do recôncavo baiano, durante cinco anos consecutivos, pela premiação ‘Melhores do Ano’ da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus. E para expandir seus horizontes, o Itana Lemos Arquitetos Associados amplia sua atuação em Salvador e no Litoral Norte baiano com o foco em projetos completos de casas de condomínio, que acompanha desde o começo da fundação da estrutura até a produção de ambientes. Com expertise em projetos arquitetônicos de casas condominiais, Itana tem catalogados mais de 300 projetos nesse nicho. Além disso, um dos diferenciais em seus projetos é o olhar aguçado para captar o estilo da pessoa e refletir sua essência na decoração, trazendo uma arquitetura alinhada à identidade e que busca resgatar as raízes de cada cliente. “A arquitetura é sobre pertencimento, fala mais sobre o indivíduo do que do espaço em si”.
Com especialização em desenho de interiores em Barcelona e especialização em psicoarquitetura, a empresária tem passagens em grandes escritórios de arquitetura, como Sidney Quintela, e já participou da mostra ‘Morar Mais por Menos Salvador’ com o projeto Loft do Artista, em homenagem a Carlinhos Brown. Seu escritório, localizado em Santo Antônio de Jesus e com filial em Salvador, possui atuação em diversas cidades do estado.
O projeto de energia renovável será implantado em Marechal Deodoro (AL), garantirá o fornecimento de vapor por 20 anos e redução de aproximadamente 150 mil toneladas de CO2 anuais
Braskem e Veolia assinaram um acordo de R$ 400 milhões de investimento para produzir energia renovável com o uso de vapor a partir de biomassa de eucalipto em Alagoas. O projeto vai gerar 900 mil toneladas de vapor/ano, durante 20 anos, o que significará a redução de emissões de aproximadamente 150 mil toneladas de CO2 por ano. Além disso, ele vai criar mais de 400 empregos diretos durante a fase de construção e aproximadamente 100 postos de trabalho na operação (pós-obra).
Prevista para iniciar operações em 2023, a planta em Marechal Deodoro (AL) irá gerar um impacto socioambiental positivo para a região e para o país e está em linha com a estratégia global de desenvolvimento sustentável e com o propósito de transformação sustentável das companhias. A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos, e a Veolia é empresa referência mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias.
“Sendo a referência mundial para a transformação ecológica, a Veolia tem o compromisso de aumentar a implementação de soluções sustentáveis existentes e criar as soluções do futuro com nossos clientes. A parceria com a Braskem é a prova disso: duas companhias que se unem para liderar com ações as transformações que o mundo e o país necessitam”, destaca o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.
A nova planta de produção de vapor, que promoverá um avanço expressivo da matriz energética para fontes sustentáveis na operação da Braskem em Alagoas, é um grande passo para avançar em dois dos sete macro-objetivos de sustentabilidade da companhia, na dimensão de combate às mudanças climáticas: redução de 15% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. “O projeto de biomassa de eucalipto introduz uma nova forma sustentável de gerar energia renovável dentro das operações da Braskem. Em parceria com a Veolia, iremos contribuir de forma importante com nosso plano de sustentabilidade. Teremos uma redução de um terço das emissões de gases de efeito estufa na nossa operação em Alagoas, com base nas emissões de 2020”, explica Gustavo Checcucci, diretor de Energia da Braskem.
“O projeto contribuirá de modo relevante para o desenvolvimento social e regional do Estado de Alagoas. Dinamizará negócios, e criará oportunidades de emprego em nossas instalações e de nossos parceiros, contribuindo para a economia do Estado”, explica Helcio Colodete, diretor industrial de Braskem em Alagoas.
Um projeto ecoeficiente
Com foco na sustentabilidade, mas também na ecoeficiência e na produtividade, a solução visa atender à demanda de vapor necessária para a operação contínua e de alta performance da petroquímica. Para atingir esse objetivo, a Veolia será a responsável pelo gerenciamento da maior parte do projeto, incluindo o processo de gestão agroflorestal de mais de 5.5 mil hectares de eucalipto, a concepção do projeto de engenharia e a construção das usinas de processamento de biomassa e de produção de vapor, além da operação e manutenção de toda a instalação durante os 20 anos do contrato. A Braskem realizará investimentos internos para adequar o complexo de Marechal Deodoro ao novo arranjo termoelétrico.
Também, para garantir os altos padrões de eficiência e qualidade das duas companhias, a iniciativa abrange processos alinhados à transformação digital e à indústria 4.0. Com a implementação do Hubgrade, solução da Veolia que integra ferramentas digitais e expertise humana para monitorar e analisar em tempo real a operação, o projeto garante a otimização da performance e melhoria contínua no desempenho das instalações e no consumo energético.
“Ao cumprir com a demanda de vapor necessária para o funcionamento ininterrupto de seus processos de produção, este projeto atenderá às necessidades de operação e, ao mesmo tempo, aos desafios de sustentabilidade em gestão de energia da Braskem”, finaliza o CEO da Veolia Brasil.