Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 03 de julho de 2026

Saúde

Número de casos de doença misteriosa sobe para 22, diz SMS

20 de Dezembro de 2016 | 17h 44
Número de casos de doença misteriosa sobe para 22, diz SMS
Foto: Reprodução
O número de casos registrados da doença misteriosa, que causa fortes dores musculares e escurecimento da urina, subiu de 19, conforme foi divulgado na última segunda-feira (19), para 22 casos suspeitos em Salvador, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMS). Apesar de só ter sido divulgado nesta terça, o caso mais recente foi registrado no último domingo (18).
 
A SMS informou que a idade mediana dos pacientes é de 45 anos, sendo 12 das pessoas infectadas mulheres (54,5%) e 10 homens (45,5%). Das unidades de saúde do município, sete notificaram a enfermidade. As pessoas que apresentarem sintomas podem procurar qualquer unidade de emergência ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Apesar de não confirmar o envolvimento entre o consumo de peixe e a doença, a SMS informou que os casos continuam sendo investigados. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ainda não há nenhum avanço efetivo nas pesquisas.
 
A doença teve casos registrados em Salvador, mas ainda não foi identificada pelos médicos. A suspeita é que seja causada por um vírus, transmitido por via respiratória ou por uma toxina ingerida pelo consumo de peixes, uma vez que até a última sexta-feira (16), todos os pacientes que apresentaram os sintomas teriam ingerido os peixes Olho de Boi e Badejo.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje