Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 17 de novembro de 2018

Cultura

Grito de Carnaval anima baianos e turistas no Pelourinho

06 de fevereiro de 2015 | 11h 15
Grito de Carnaval anima baianos e turistas no Pelourinho
O Grito de Carnaval aconteceu no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho
A uma semana da abertura oficial do Carnaval de Salvador, marcada para a próxima quinta-feira (12), baianos e turistas que passaram pelo Centro Histórico já puderam curtir um pouco da mistura de ritmos que marca a festa popular na Bahia. Na noite desta quinta (5), artistas baianos se reuniram no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, para homenagear os antigos carnavais e gritos carnavalescos, com o "Grito de Carnaval", uma das novidades para a folia deste ano, e organizado pela Secretaria estadual de Cultura (Secult). O evento também marcou a apresentação oficial da decoração do local.
 
Para fazer a festa, a Orquestra Iemanjá, o mestre ritmista Cacau do Pandeiro, o compositor Jota Veloso, a cantora e sambista Claudete Macêdo e o cantor Ninha subiram ao palco montado no largo por volta das 21h. Eles se revezaram em um repertório que incluiu marchinhas e músicas de sucesso do axé baiano. O mais novo entre os veteranos do Carnaval à moda antiga, o cantor Ninha, falou sobre a experiência. "Apesar de puxar blocos há muitos anos, estar aqui no palco com grandes nomes da música baiana, com as pessoas que fizeram história no nosso estado, é estar aprendendo. Estou honrado e emocionado de estar fazendo parte disso."
 
De acordo com o secretário da Cultura, Jorge Portugal, o Grito de Carnaval é um dos retratos do que espera pelo público nos sete dias de festa em Salvador. "Recuperamos a alma do Carnaval antigo, do povo, sem cordas, da diversidade e da inclusão. Esse tem sido o nosso esforço, o de entregar essa festa popular ao povo de Salvador e aos turistas que nos visitam, para que as pessoas possam verdadeiramente brincar nas ruas da nossa cidade."
 
Decoração
 
O Grito de Carnaval também marcou a inauguração da decoração montada especialmente para o Carnaval do Pelô, cujo tema de 2015 é "Festas Populares da Bahia". Ela faz referências a tradicionais comemorações realizadas no estado, como a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, o bumba-meu-boi, as Caretas e Mascarados de Maragojipe e a Devoção ao Divino Espírito Santo. A ambientação artesanal foi organizada pela artista visual Telma Calheira e destacam as manifestações populares como um retrato do espírito baiano de festejar, numa mistura de fé e expressão cultural. 
 
Carnaval em Salvador 
 
Com mais de 200 atrações, entre artistas da música, dança e outras expressões culturais, o Carnaval da Cultura, organizado pelo Governo da Bahia, recebeu R$ 10 milhões em investimentos. Os recursos apoiam os programas Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca, abrangendo desde shows e desfiles de chão, até os blocos afro, afoxés, blocos de índios, de samba e microtrios.


Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje