Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, s�bado, 11 de julho de 2026

Cultura

Banda formada por estudantes da rede municipal estreia, hoje, no palco da Flifs

31 de Agosto de 2022 | 10h 09
Ouvir a matéria:
Banda formada por estudantes da rede municipal estreia, hoje, no palco da Flifs
Foto: Divulgação/PMFS

Estudantes talentosos em busca de uma oportunidade se uniram, durante as aulas de arte, com o objetivo de tocar na festa junina da escola. Assim nasceu o grupo musical Os Soares, da Escola Municipalizada Reverendo Severino Soares, que fica no bairro Gabriela, em Feira de Santana. A iniciativa deu tão certo que, agora, os garotos já têm agenda. O primeiro show acontece, nesta quarta-feira (31), no palco principal do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs).

O professor João Campos, que descobriu os artistas, começou a ensaiar com o grupo para as primeiras apresentações. A banda deu início à carreira com um repertório bem nordestino, mas, hoje, inclui músicas de ritmos bem diversificados. Os jovens músicos vão do pop ao forró com total desenvoltura. “Durante as aulas de arte, nas quais também trabalhamos música, alguns alunos mostraram interesse e desenvoltura na área. Para dar espaço e aperfeiçoar ainda mais o talento deles, pensamos na criação do grupo. Foi assim que surgiu a banda. E não iremos parar por aqui”, comemora o docente.

Os instrumentos musicais, por enquanto, são emprestados pelo próprio professor, mas a vontade de aprender, o ritmo e a animação partem dos estudantes.

VENCENDO A TIMIDEZ – Formada por dez estudantes, a banda conta com integrantes de diversos anos escolares (do 5º ao 9º ano do ensino fundamental). Victor, Andrei, Eliabe Júnior, Eduardo, Eliezer, Alice, Ana, Maira, Rayan e Elicivaldo tiveram o primeiro contato com instrumentos musicais nas aulas do professor João.

Um dos vocalistas de Os Soares, Andrei Paixão, que está cursando o 8º ano, lembra que sempre gostou de cantar, mas nunca tinha se dedicado à música. A primeira vez que ele cantou com um microfone foi durante um ensaio da banda. “Sempre tive muita vergonha de cantar na frente de muitas pessoas, mas, com a banda, eu sinto que foi um passo maior para me dedicar e focar. Depois que eu comecei as aulas e ensaios, descobri o que realmente queria. O professor está ajudando muito, fico agradecido”, relata.

Para Saimon Rocha, diretor da escola, este é um projeto que tem muito potencial. Para ele, é uma iniciativa “para levantar e incentivar muitos jovens, trazendo-os para o mundo da arte e abrindo oportunidades”.

A ansiedade para mostrar tudo isso, hoje, no palco da Flifinha, é enorme. Mas a galera diz estar preparada. Quem quiser conferir a estreia oficial da banda, basta comparecer à Praça Padre Ovídio, a Praça da Matriz, a partir das 14h30. Toda a programação da Feira do Livro é gratuita.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje