Iniciativa que valoriza a cultura nordestina, presta uma homenagem ao cantor, compositor e Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Com o objetivo de difundir as tradições juninas e homenagear o Rei do Baião, que cantou as dificuldades e belezas do Sertão, o projeto Canta Luiz inicia a agenda de apresentações de 2023 em Tucano/BA, no próximo dia 09 (sexta-feira). A iniciativa, realizada pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino com patrocínio da Ferbasa, vai levar a alegria da cultura nordestina para 21 municípios do interior baiano. Formada por sete músicos (5 nas sanfonas, 1 no triângulo e 1 na zabumba) a Orquestra Sanfônica vai tocar os clássicos que imortalizaram Gonzagão.
O Canta Luiz também se apresentará em cidades como Pojuca, Andorinha, Catu, Maracás, Planaltino, Entre Rios, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Conde, Itanagra, Caetité e Pindaí. “Através do seu programa de responsabilidade social, a Ferbasa apóia projetos que valorizem e preservem a arte e a cultura do nosso povo, principalmente conservando o patrimônio imaterial do nosso estado. Assim, o Canta Luiz é uma ação de celebração da música e da identidade nordestina”, afirma Ana Lúcia Freitas, analista de responsabilidade social da Ferbasa.
Desde 2018, já foram realizadas mais de 70 apresentações na Bahia, alcançando cerca de 100 mil pessoas anualmente.