Agentes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) localizaram, em apenas 72 horas, 30 suspeitos procurados pela Justiça por meio do sistema de reconhecimento facial. As prisões ocorreram em Salvador e em cidades da Região Metropolitana, segundo boletim divulgado pela SSP na manhã deste sábado (11).
Além da capital, as capturas foram registradas nos municípios de Candeias, Camaçari, Itaparica, Simões Filho e Lauro de Freitas. Os detidos respondiam a processos por crimes como homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, lesão corporal dolosa, estupro e inadimplência em pensão alimentícia.
Desde a implementação da tecnologia, em 2019, o sistema de reconhecimento facial da SSP já contribuiu para a prisão de 3.976 pessoas em todo o estado. Somente entre janeiro e o início de outubro de 2025, 1.595 foragidos foram localizados — número que já supera o total de 1.132 capturas realizadas em 2024.
O sistema funciona cruzando as imagens captadas em tempo real com os dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando é detectada uma semelhança superior a 90%, o alerta é emitido, e os agentes iniciam o protocolo de verificação e identificação humana.