Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 13 de novembro de 2025

Saúde

Secretaria de Saúde de Feira de Santana promove ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes

12 de Novembro de 2025 | 18h 31

Serviços e orientações serão ofertados, gratuitamente, ao público

Secretaria de Saúde de Feira de Santana promove ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes
Foto: Danielly Freitas/PMFS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realiza, na próxima sexta-feira (14), uma programação especial em referência ao Dia Mundial do Diabetes.

O evento terá como tema “Diabetes e bem-estar”. A ação acontece no Ginásio de Esportes Joselito Amorim, das 8h ao meio-dia, sob coordenação do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH).

O objetivo da iniciativa é ampliar a conscientização sobre os impactos do diabetes na saúde e na qualidade de vida, além de incentivar o diagnóstico precoce e o controle da doença.

De acordo com estimativas da Federação Internacional de Diabetes, até 2033, cerca de 643 milhões de pessoas, no mundo, devem ser afetadas pelo diabetes mellitus, condição caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, que já requer atenção quando ultrapassa 99 mg/dl.

A coordenadora do CADH, Andreia Silva, ressalta que a programação foi elaborada para unir informação e cuidado. “Será uma manhã voltada à conscientização e ao autocuidado. Teremos ações educativas, avaliação de glicemia, aferição de pressão e orientação nutricional, entre outros serviços. Nosso objetivo é promover saúde, incentivar hábitos de vida mais saudáveis e identificar possíveis casos de diabetes ainda sem diagnóstico”, destacou.

Durante o evento, o público terá acesso a diversos serviços gratuitos, como verificação de glicemia capilar, rastreamento de diabetes tipo 2, aferição de pressão arterial, medição de altura, peso e circunferência abdominal.

Também serão oferecidos atendimentos com endocrinologistas e cardiologistas, rastreamento de fatores de risco para doença renal crônica, teste do fundo de olho, vacinação, além de avaliação de doenças relacionadas aos pés.

Os participantes vão ter acesso, ainda, a orientações jurídicas sobre os direitos das pessoas com diabetes, atendimento odontológico, nutricional e psicológico, massoterapia, cuidados com a saúde do homem e ações de estética.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje