As ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) seguem intensificadas durante o Dezembro Vermelho, em Feira de Santana. Ao longo do mês, unidades de saúde da rede municipal estão promovendo rodas de conversa, distribuição de preservativos, testagem rápida e palestras educativas.
As atividades também ocorrem no Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda, e nas unidades de urgência e emergência — UPAs e policlínicas — onde estão programadas ações educativas voltadas à orientação da população sobre prevenção, acolhimento e diagnóstico precoce das ISTs.
Para o diretor da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastião Oliveira, a mobilização reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e o combate ao estigma.
“Essas ações são fundamentais para ampliar o acesso à informação, fortalecer o acolhimento e garantir que mais pessoas realizem o diagnóstico precoce. A prevenção e o cuidado começam pelo diálogo com a comunidade,” destacou.
AÇÕES EM LOCAIS ESTRATÉGICOS
Outras iniciativas estão sendo levadas para pontos estratégicos da cidade, cuja iniciativa é da Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV e Aids – Juntos pela Vida. A Secretaria Municipal de Saúde apoia essas ações.
Neste sábado (6), uma mobilização será realizada na Praça da Cidade Nova, oferecendo testagem rápida para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e palestra educativa. A ação acontecerá das 8h30 às 14h30. A mesma programação será levada à Praça do Cruzeiro, na Queimadinha, no dia 13 de dezembro, e ao Feiraguay, no dia 20, sempre no mesmo horário.
FONTE: PMFS