O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforçou que aposentados e pensionistas têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar o ressarcimento de valores descontados de forma indevida dos benefícios previdenciários.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, aproximadamente 6,2 milhões de beneficiários já contestaram cobranças consideradas irregulares. Desse total, cerca de 4,1 milhões receberam a devolução dos valores diretamente em conta bancária. O montante já ressarcido soma R$ 2,8 bilhões. As informações foram divulgadas durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, nesta segunda-feira (5).
Segundo Waller, o processo de contestação e devolução permanece aberto até a primeira quinzena de fevereiro. “Quem ainda não fez a consulta ou não questionou os descontos tem até o dia 14 de fevereiro para contestar ou aderir ao acordo e receber”, afirmou.
Inicialmente, o prazo para a contestação dos descontos terminaria em 14 de novembro, mas foi prorrogado após o governo federal constatar que cerca de 3 milhões de beneficiários ainda não haviam procurado o INSS para reaver os valores.
O instituto orienta que aposentados e pensionistas realizem a verificação o quanto antes, a fim de garantir o direito ao ressarcimento dentro do prazo estabelecido.