O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), prestou novo depoimento à Justiça nesta quinta-feira (29), em audiência realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana. A sessão marcou o encerramento da fase de oitivas do processo relacionado à Operação El Patrón, que apura a suspeita de atuação do parlamentar como chefe de uma milícia na região.
A audiência foi conduzida pela juíza Márcia Simões Costa, substituta da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. O conteúdo do depoimento não foi divulgado. O parlamentar já havia sido interrogado anteriormente, em 1º de dezembro, durante outra audiência de instrução no mesmo fórum.
Binho Galinha é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e receptação de peças de veículos roubados. Durante a fase de instrução, foram ouvidas 80 testemunhas, sendo 77 indicadas pela defesa e três pela acusação.
As testemunhas da acusação foram delegados da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC). Além do deputado, também prestaram depoimento nesta última audiência Mayana Cerqueira da Silva, esposa do parlamentar; Roque Carvalho, policial militar investigado; Jackson Macedo Araújo Júnior, também policial militar; e Thiere Figueiredo Silva, que figura entre os réus do processo.