O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou António José Seguro, de 63 anos, eleito novo presidente de Portugal no pleito realizado neste domingo (8). Em manifestação pública, o chefe do Executivo brasileiro classificou o resultado como uma “vitória expressiva nas urnas”.
“Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”, afirmou Lula, em publicação nas redes sociais.
Pela primeira vez em quatro décadas, a eleição presidencial portuguesa foi decidida em segundo turno. Filiado ao Partido Socialista, António José Seguro venceu com 66,7% dos votos válidos, superando André Ventura, do partido de extrema direita Chega, que obteve 33,3%.
Na avaliação do presidente brasileiro, o resultado também “consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”. Lula destacou ainda que pretende manter a cooperação com o presidente eleito e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, visando o aprofundamento das relações entre os dois países.
“O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”, completou.
António José Seguro tem longa trajetória na política socialista portuguesa. Durante a campanha, apresentou-se como um candidato moderado, disposto a cooperar com o governo minoritário de centro-direita e crítico ao discurso anti-establishment e anti-imigração adotado por André Ventura.
A posse do novo presidente de Portugal está marcada para o dia 9 de março.