A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) entregará à comunidade do distrito de Humildes, no próximo dia 6 de julho, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A solenidade de inauguração será realizada às 18h, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho (União) e de autoridades municipais.
De acordo com o Governo Municipal, o equipamento representa
um importante avanço para a Rede de Saúde Pública e foi construído em atendimento
de uma antiga reivindicação dos moradores do maior distrito de Feira de
Santana.
“Com estrutura moderna, maquinário de qualidade e equipes
preparadas para o atendimento de urgência e emergência, a UPA de Humildes vai
garantir mais agilidade, conforto, segurança e resolutividade aos pacientes,
além de fortalecer a descentralização da assistência em saúde”, destaca a PMFS.
Para o prefeito José Ronaldo, a entrega da unidade simboliza
mais um compromisso cumprido pela Administração Municipal. "Humildes
esperava por esse momento há muito tempo. Estamos entregando uma unidade que
vai cuidar melhor das pessoas, oferecendo um atendimento mais próximo da
comunidade e fortalecendo, ainda mais, a nossa Rede Municipal de Saúde",
destacou o gestor.
Com a inauguração, Feira de Santana passará a contar com três
Unidades de Pronto Atendimento municipais: Humildes, Mangabeira e Queimadinha. A
PMFS também mantém uma ampla rede de assistência 24 horas, por meio das
policlínicas dos bairros Tomba, Rua Nova, George Américo, Parque Ipê, São José
e Feira X, que realizam atendimentos de urgência e emergência, ampliando a
capacidade de resposta da rede pública.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Matos,
a nova UPA representa mais um passo na estratégia de descentralização dos
serviços. "A UPA de Humildes vai aproximar o atendimento especializado da
população do distrito e das localidades vizinhas, reduzindo deslocamentos e
oferecendo mais segurança, rapidez e qualidade na assistência aos usuários do
SUS", observou.
Transição para o novo serviço – Para garantir uma mudança organizada e segura, a atual
Policlínica de Humildes funcionará, normalmente, até 1º de julho, encerrando
suas atividades às 23h. A partir desta data, a unidade será fechada, em caráter
temporário, para a conclusão dos trabalhos de implantação da UPA, incluindo a
organização dos fluxos assistenciais, instalação de equipamentos, adequação dos
ambientes e integração das equipes.
Segundo a Administração Municipal, todo o processo foi
planejado para assegurar que a nova unidade inicie suas atividades oferecendo
um atendimento eficiente e dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela
Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Governo Municipal ressalta que “a inauguração da UPA de Humildes reforça os investimentos da Prefeitura de Feira de Santana na ampliação e qualificação da Rede Pública de Saúde, aproximando os serviços da população e garantindo mais acesso ao atendimento de urgência e emergência para milhares de moradores do distrito e de toda a região”.