Lei Felca contra adultização de crianças
Proibição de celulares nas escolas
Lei Antifacção aprovada no Congresso
Operação policial no Rio de Janeiro contra as facções
Cessar fogo na Faixa de Gaza
Brasil livre da transmissão de HIV entre mãe e filho
Os avanços da ciência, com as novas drogas para o tratamento da obesidade
Os 35 anos da Residência de Clínica Médica do HGCA
O foguete que estaciona no local de partida após viagem ao espaço
A surpreendente melhoria da economia Argentina com controle inflacionário e redução de impostos
A definição da Venezuela como um governo ilegitímo e ligado ao narcotráfico
A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000,00
O ano de Arrascaeta no Flamengo
Inauguração do Centro de Convenções
Inauguração do Auditório da UEFS
Reinauguração da Biblioteca Arnold Silva
Movimento pela implantação do Hospital de Oncologia em Feira
Retorno do Natal Encantado
Combate a grilagem de terras que ocorre ha décadas na cidade
Obras no Aeroporto com ampliação da pista. Um avanço parcial
Reforma do Amélio Amorim
Ampliação das redes de supermercados na cidade
Obras de ampliação do HGCA
Atividades da Academia de Educação com Seminário sobre Autismo e Obesidade Infantil
A Câmara de Feira vem de uma série de legislaturas
conflituosas e com atitudes profundamente criticadas pelos cidadãos, com alguns
momentos vexatórios.
Uma auditoria, em andamento, para explicar a misteriosa obra
de seu prédio anexo e as formas desse contrato de construção já se arrasta há
um ano, sem justificativas e culpados. E é preciso que seja concluída,
afinal, o dinheiro é público.
Nessa legislatura, reconheça-se, a liturgia do cargo tem sido
mais respeitada e certas perdas de limites foram contidas. É preciso, no
entanto, reconhecer uma ação positiva quando ela é realizada.
A doação de R$ 6 milhões de reais das emendas impositivas
para ajudar na construção do Hospital Baiano de Oncologia foi uma escolha
extremamente louvável, realizada pelos vereadores, mostrando consciência
pública e respeito ao eleitor.
Neste caso, a Câmara está de parabéns!
Após seis intermináveis anos, a Prefeitura Municipal
reinaugurou a Biblioteca Municipal Arnold Silva. É louvável que um espaço tão
importante para a educação esteja sendo reaberto, mas lamenta-se o tempo em que
esteve fechada, como se educar não fosse uma emergência e uma prioridade. A
reinauguração da biblioteca é um marco significativo para a comunidade, pois
não apenas promove leitura, mas também serve como um centro cultural e
educativo, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual.
Uma das principais vantagens da biblioteca é o acesso à informação. Com um acervo diversificado, que inclui livros, periódicos e recursos digitais, ela se torna essencial para a população. Além disso, a biblioteca facilita a inclusão digital, já que uma instituição moderna deve estar firmemente apoiada em um acervo digital e na oferta de informática. Segundo o Secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, haverá um acervo digital de 100.000 livros e óculos OrCam, tecnologia que auxilia pessoas com deficiência visual, uma ótima medida inclusiva. Uma biblioteca digna não é só uma estrutura física adequada.
Outro aspecto fundamental é o fomento à leitura. A biblioteca pode organizar programas de leitura, como clubes e eventos literários, incentivando o hábito da leitura entre crianças e adultos, independentemente da condição socioeconômica.
Além disso, a biblioteca funciona como um espaço de convivência. Esperamos que a direção conte com verba suficiente para suas ações, uma vez que tem sido uma falha do poder público a liberação de verbas mínimas para a manutenção de entidades e museus. Assim, a biblioteca poderá promover eventos culturais, workshops, palestras e oficinas, ampliando suas intervenções dentro de um modelo de educação continuada.
Em conclusão, a reinauguração da biblioteca é um investimento no futuro. Ao promover a leitura, o acesso à informação, a convivência social, a capacitação e a memória histórica, ela se torna um elemento dinâmico, afastando-se do modelo estático do passado. A expectativa é que este espaço reaberto contribua para termos uma sociedade mais informada e integrada. A comunidade precisa participar ativamente, ser vigilante, e cobrar manutenção de acervo adequado, com acessibilidade e incentivo a maior participação dos estudantes. A reabertura merece nosso reconhecimento.
Segundo o Dicionário de Aurélio acareação é um procedimento
jurídico que coloca duas ou mais pessoas com declarações contraditórias
(acusados, testemunhas, vítimas) frente a frente para esclarecer pontos
divergentes, buscando a verdade real dos fatos e ajudando o juiz a formar sua
convicção, sendo um meio de prova previsto no Código de Processo Penal e Civil
brasileiro para apurar contradições e obter depoimentos mais próximos da
realidade.
O Congresso que temos é inútil, mas é preciso que haja
contenção do STF.