Evento foi promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Feira de Santana
Nesta terça-feira (13), a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU) participou do seminário “Inovação na Educação para a Sustentabilidade”, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Feira de Santana (SEDUC). Eduardo Athayde, membro do conselho deliberativo da ACBEU, foi um dos palestrantes do primeiro painel, e conduziu o tema “Inovando e Reeducando para a Sustentabilidade”. “A partir dessas discussões, visamos suscitar iniciativas que colaborem para que os espaços de aprendizado sejam cada vez mais sustentáveis, tornando esses ambientes exemplos concretos para os alunos”, conta Athayde. Na ocasião, estiveram presentes ainda o membro do conselho fiscal, Durval Olivieri, e o superintendente da ACBEU, Ticiano Cortizo.
Evento foi realizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Poder Judiciário da Bahia (CGJ-PJBA), com apoio da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba)
Com o objetivo de discutir a Regularização Fundiária em um olhar para o futuro, aconteceu, nesta segunda e terça-feira (12 e 13), o encontro “Regularização Fundiária, o Registro de Imóveis e a Corregedoria Geral da Justiça: Um Olhar Perspectivo”. O evento gratuito foi promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Poder Judiciário da Bahia (CGJ-PJBA), com o apoio da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba) e aconteceu no auditório Only Silva, localizado no edifício-sede do PJBA – Centro Administrativo da Bahia.
Na abertura, a presidente da Ariba, Andrea Pignatti, reforçou a importância da Regularização Fundiária (Reurb) para incorporação dos núcleos urbanos informais com a devida titulação dos seus ocupantes. “É através da Reurb que vamos transformar e resolver as questões fundiárias do nosso estado e cabe a nós registradores de imóveis fomentá-las. Eu tenho dito que ninguém faz nada sozinho. Não adianta a sociedade clamar por regularização fundiária porque o município precisa promovê-la”, disse.
Como presidente do Fórum Nacional de Regularização Fundiária, o Corregedor-Geral do PJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, salientou que é uma oportunidade de difundir a matéria para outros estados, além de ser um momento de extrema importância, já que é “a primeira vez que o Tribunal baiano realiza um evento dessa magnitude”, complementou e afirmou também que o tema é foco da sua atuação. “Tivemos a Regularização Fundiária como principal meta da nossa gestão, desde fevereiro do corrente ano, por acreditar, profundamente, na função social que o poder judiciário deve exercer”, afirmou.
Também foi apoiador do evento o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e colaboradores a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Brasil (OAB-BA), o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) e o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI).
Nos dois dias de evento, que contou com cerca de 300 participantes, foram mais de 12 palestras, que envolveram temas como alterações legislativas, usucapião familiar, atividade notorial e registral comparada e a nova dinâmica das certidões.
Campanha do Dia das Crianças
Durante o encontro, a Ariba e a CGJ-PJBA lançaram a campanha do Dia das Crianças. A ação arrecadou, durante o evento, brinquedos para levar mais alegria às crianças nesta data especial. As doações foram recolhidas durante o credenciamento e também por PIX. Ao longo do mês de setembro, os Cartórios de Registro de Imóveis da Bahia também receberão as doações nos municípios.
Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Vitor Fernandes e Marcynho Sensação irão se encontrar com o público de Salvador no próximo dia 19 de novembro, na festa PiZro, que promete movimentar a Arena Fonte Nova. O evento é mais um que leva assinatura da MADE Promoções. A produtora, uma das que se destaca no quesito festa em toda a Bahia, celebra um mês que vai ser recheado de boas novas. Além da festa em Salvador, a MADE também está com o MSP Weekend (12 a 14/11), no feriadão de 15 de novembro, em Morro de São Paulo. Por lá, são dois dias de festa, incluindo a Ilha do GG com o cantor Léo Santana. “Fazer entretenimento de qualidade para baianos e turistas é o que buscamos incessantemente. Com parcerias com outras grandes produtoras, estamos viabilizando festas com os maiores nomes do Brasil e isso é só uma prévia do que o verão promete”, conta Irlan Andrade, diretor da MADE Promoções.
Toda a programação de eventos da empresa e os links de vendas podem ser conferidos através do perfil da produtora nas redes sociais (https://www.instagram.com/
Iniciativa enfatiza a importância do exercício da cidadania pelo voto
Voto Consciente. Esse é o mote da mais nova campanha de Natura &Co, que reúne as marcas de beleza Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A partir do dia 15 de setembro, Consultoras Natura, Representantes Avon e todos os colaboradores do grupo no Brasil terão acesso a conteúdos de educação política. O objetivo é mobilizar e conscientizar esses públicos acerca do exercício pleno da cidadania, sobretudo nas eleições.
“Historicamente, nossas empresas têm atuado em prol em causas de interesse público, em busca de uma sociedade mais justa, sustentável e acolhedora. Em um ano de eleições, estimular esse diálogo se torna ainda mais relevante”, afirma João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina. “Valorizamos o exercício ativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Acreditamos que a participação e a consciência política são essenciais para o fortalecimento da democracia”, complementa.
Cidadania na prática
Dedicada a toda rede de colaboradores, Representantes da Beleza Avon e Consultoras Natura, a campanha se inicia com a distribuição de conteúdos sobre Política em linguagem simples e acessível, embasados em pesquisas conduzidas junto às consultoras Natura, e em dados fornecidos por dois especialistas em educação política, a doutora em Ciência Política e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Graziella Testa, e o também doutor em Ciência Política e pesquisador da FGV Humberto Dantas. Os materiais serão compartilhados por diferentes canais, e estão conectados aos temas do dia a dia da rede Natura &Co, para demonstrar, de maneira concreta, a influência direta que a política tem na vida de todos.
Para marcar o início da campanha, Natura &Co promoverá um bate-papo entre a comunicadora, advogada e comentarista política Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, a diretora-executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Mônica Sodré, e Luana Xavier, atriz e apresentadora do canal GNT. O evento, que será conduzido pela doutora em Ciência Política Graziella Testa, terá como gancho as principais dúvidas das Consultoras, Representantes e dos colaboradores sobre eleições e Política. Os debates ocorrerão no NASP, sede administrativa de Natura &Co em São Paulo, e também serão transmitidos ao vivo pela internet.
A partir do dia 15 de setembro, Natura &Co também põe no ar a websérie Um voto por uma vida melhor, composta por quatro episódios que conectam temas de educação política ao cotidiano das Consultoras e Representantes, tendo algumas delas como personagens principais. O conteúdo será veiculado para a rede pelos canais oficiais das marcas, também pelo Instituto Natura, por meio do canal de treinamentos oferecido às Consultoras; no Vimeo, para colaboradores; e nas redes sociais de Natura &Co.
Força da rede
Nos últimos anos, o IDH/CN - ferramenta desenvolvida pela Natura para medir o desenvolvimento de suas consultoras, inspirada na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU - identificou que as consultoras estavam cada vez mais distanciadas da Política. A partir disso, em parceria com a Quid, um laboratório de comunicação e mobilização para causas, o Centro de Expertise em Inovação Social da Natura e o Instituto Natura conduziram uma pesquisa sobre o tema junto a esse público. A escuta mostrou que a maior parte das consultoras declara não ter conhecimento e não se envolver muito com o assunto Política, tendo o voto como o único ponto de contato com tema – e percebendo-o, muitas vezes, como uma obrigação que não faz a diferença.
"Diante disso, promover uma campanha sobre a importância da política e do voto veio como um imperativo de cidadania", explica João Paulo. Dentre outros indicadores, cidadania é um dos pilares da medição do IDH-CN.
O eleitorado feminino é hoje o responsável pela maioria dos votos brancos e nulos declarados em pesquisas de intenção de voto para presidente. Segundo recorte feito pelo Ibope, 60% dos eleitores dispostos a não votar nos pré-candidatos apresentados são mulheres na faixa etária dos 35 aos 44 anos – o perfil mais representativo da rede de consultoras Natura (33%). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, a taxa de abstenção entre as mulheres foi de 20% nas últimas eleições, mas estima-se que o total de mulheres que não escolheram um candidato chegue a 43,3% das eleitoras. Isso significa que cerca de 33 milhões de eleitoras não compareceram às urnas, ou votaram branco e nulo. Tal estimativa decorre de uma metodologia de cálculo que se baseou em dados do TSE e de intenção de votos do DataFolha em 2018 (de 26 a 27/10/2018), considerando como índice de não-escolha de candidatos as declarações de votos brancos, nulos e indecisos.
Atualmente, a rede de Consultoras Natura representa quase 1,5% do eleitorado feminino brasileiro. São 1,2 milhões de pessoas em todas as cidades do Brasil. Somadas às Representantes da Beleza Avon, a rede chega a um total 2 milhões de pessoas no país.
“A nossa rede de Consultoras e Representantes deseja conversar sobre este tema, sendo um potente vetor de mobilização, que pode estender essas reflexões às suas famílias. E essa rede confia na marca como provedora de informações. Não poderíamos desperdiçar a oportunidade de gerar impacto positivo sobre a importância do voto e de informações confiáveis como instrumentos de mudança e de esperança num futuro melhor”, ressalta João Paulo Ferreira.
A Diva Entretenimento está com todo o gás! A produtora, que está sempre buscando trazer novidades, acaba de anunciar mais uma super festa que promete sacudir o público soteropolitano. Com a proposta de trazer o clima da Oktoberfest (maior festival de cerveja do planeta) e os ares da cultura alemã para Salvador, a Diva irá promover o "Oktober Festival". O evento será no dia 08 de outubro, em uma mega tenda montada no Salvador Shopping, a partir das 16 horas. A tradição germânica dessa famosa festa da cerveja, que acontece desde o século XIX, vai invadir a capital baiana e, para o evento, será criado um cenário especial, que irá remeter o público para séculos passados.
Representando a estrela da festa, não poderia faltar muita cerveja gelada. A escolhida foi a Eisenbahn, uma cerveja premiada. Além disso, também será oferecido o melhor da gastronomia alemã, tudo em um espaço totalmente coberto, pensado para receber o público da melhor forma possível, com muito conforto, banheiros climatizados e estacionamento.
Não bastassem todos os elementos já citados; também vai ter muita música para animar o público. Se apresentam no palco da festa o cantor e compositor Márcio Mello, o cantor Lutte, a Doctor Soul e a banda Radiomotor. "Nós estamos sempre buscando inovar nas nossas festas. Esse festival será um evento para apreciadores de cerveja, de boa música e gastronomia, e para quem quer sentir um gostinho do Oktoberfest, em pleno Salvador. Vamos abrir a primavera-verão