Braço amazônico do programa Natura Elos, o projeto Rios Vivos, iniciativa do grupo Natura &Co (Natura, Avon The Body Shop e Aesop) de mobilização de redes de coleta seletiva em comunidades ribeirinhas no Amazonas e no Pará, passa agora a contar com novos recursos para expandir seu potencial de coleta de resíduos plásticos na floresta. O Fundo Rios Vivos impulsionará a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo assistidas pelo projeto, alavancando maiores volumes de materiais reciclados para fabricação de embalagens da Natura. Por meio do fundo, Natura &Co fará aportes que serão destinados à melhoria das cooperativas alocadas nos núcleos já criados, e à expansão do projeto para outros locais da Amazônia.
A gestão do fundo contará com o apoio da Sitawi, organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. A instituição fará o papel de facilitadora, dando transparência e garantindo rastreabilidade nos processos junto às cooperativas.
Atualmente, estima-se que mais de 90% dos itens plásticos que chegam aos oceanos são transportados por rios - e a bacia amazônica é a principal via desses materiais para o mar na América do Sul. A coleta, separação e reciclagem desses resíduos, que podem ser utilizados como matéria-prima secundária para as indústrias de embalagem, por exemplo, são mecanismos que ajudam a reduzir os impactos deste descarte irregular.
Em abril deste ano, o Médio Juruá, primeiro núcleo criado pelo Rios Vivos, coletou mais de 500 quilos de plásticos provenientes de dez comunidades ribeirinhas, em um modelo de negócios que transforma o volume de resíduos entregue por cada família em créditos a serem usados no comércio local. Resíduos que desembocariam nos igarapés e no leito do rio Juruá agora são encaminhados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nós Podemos, localizada no município de Carauari, no Amazonas.
Na cidade de Manaus, o projeto Rios Vivos mobilizou seis associações para a coleta de plástico pós-consumo. A perspectiva é recuperar um total de 60 toneladas de plásticos PET e PP ainda em 2022. A iniciativa mais recente é a implementação do primeiro núcleo no Estado do Pará. Em maio, o Rios Vivos selecionou e firmou parceria com a primeira cooperativa em Belém.
“A manutenção da floresta em pé também depende da saúde dos rios e, portanto, da coleta e destinação adequadas de resíduos nessas localidades”, afirma Sergio Talocchi, gerente de logística reversa de Natura &Co. Nesse sentido, ele reforça que o trabalho desenvolvido junto às cooperativas amazônicas colabora para a conservação dessa bacia hidrográfica tão relevante para o país, além de contribuir para a redução dos resíduos destinados a aterros e lixões.
Ao impulsionar a circularidade e remunerar as pessoas envolvidas na recuperação dos materiais na região Amazônica, o projeto reforça as três causas de Natura: Amazônia Viva, pois contribui para a conservação do bioma por meio da coleta de resíduos sólidos que comprometem os ecossistemas florestais; Mais Beleza Menos Lixo, por meio do fomento à reciclagem, contribuindo para a redução do volume de plástico que chega aos rios e mares; e Cada Pessoa Importa, ao promover a inclusão social dos catadores, profissionalização do setor e geração de renda.
A inciativa também reitera as metas estabelecidas pela Visão 2030 do grupo, que endereça três frentes principais: enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, garantir a equidade gênero e a inclusão social, e abraçar a circularidade e a regeneração em todos os negócios da companhia.
Para Talocchi, o próximo passo é engajar outros atores, além de Natura &Co, em aportes que ajudem a estruturar essas cadeias de reciclagem. “Estamos trilhando um caminho semelhante ao que percorremos para construir as cadeias da sociobiodiversidade há mais de duas décadas, agora com foco em resíduos. Por meio da capacitação e fortalecimento dessas cooperativas, contribuiremos para firmar as cadeias de reciclagem da Amazônia”, completa.
Programa Elos
O Programa Natura Elos estabelece a responsabilidade compartilhada entre a Natura e cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a empresa colabora para assegurar a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa da cadeia de reciclagem. O Programa mobiliza mais?de 57 empresas e instituições de mais de 15 cidades na região sudeste, beneficiando mais de 926 cooperados. Somente por meio dessa iniciativa, 9 mil toneladas de resíduos pós-consumo foram recuperadas.
Em 2021, o programa recuperou mais de 13.200 toneladas de material reciclado pós-consumo, um volume cerca de 28% maior que o de 2020. O número de cooperativas de relacionamento cresceu, passando para 25, e o total de cooperados mais que dobrou, atingindo 1.332.
Depois de dois anos, o Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, a ESHRE (European Society of Human Reprotuction and Embriology) acaba de realizar sua 38ª edição na Itália. Na ocasião, o Grupo IVI apresentou 60 trabalhos, participou em 2 sessões convidadas, em 7 palestras em cursos pré-congresso e outras 4 sessões patrocinadas, com o objetivo de destacar a liderança do IVI em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Ao todo, foram mais de uma centena de profissionais do Grupo IVI de diversos países que estiveram no congresso. Inclusive, o IVI ganhou no evento, um “Clinical Science Award” por uma das apresentações de pôster.
A Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho e a médica Dra. Isa Rocha, especialista em Reprodução Humana e Obstetrícia, também do IVI, participaram das atividades em Milão e voltam a Salvador com muitas atualizações do mercado mundial de reprodução assistida. Nos dias que passaram na Europa, as médicas se reuniram com outros profissionais que também integram o Grupo IVI, que atualmente possui 80 clínicas em 9 países e outros 7 centros de pesquisa mundiais.
Entre os destaques do evento, o uso da Inteligência Artificial como aliada da reprodução assistida. Um dos estudos apresentados em Milão mostrou que, pela primeira vez, a Inteligência Artificial atingiu 90% de precisão na seleção de embriões cromossomicamente normais. Ainda seguindo a linha da tecnologia em favor da reprodução humana, um outro estudo apontou a importância cada vez maior do Diagnóstico Genético Pré-Implantação para redução de problemas de implantação de embriões.
“Foram muitos dias de debates, apresentações de casos e estudos recentes. Os especialistas de todo o mundo trouxeram contribuições para o desenvolvimento da área de reprodução assistida. E com certeza, levaremos inovações na bagagem para ajudar ainda mais a possibilitar os sonhos de muitos casais”, conta a Dra. Genevieve Coelho, Diretora Médica do IVI Salvador.
Inteligência Artificial e a Reprodução Assistida
A Inteligência Artificial (IA) entrou em nossas vidas para ficar. Seus resultados promissores nos diferentes campos sociais, políticos, econômicos e até científicos delineiam um lugar preferencial para esta disciplina cujo interesse e aplicações crescem a um ritmo vertiginoso.
O estudo “Triagem baseada em inteligência artificial (IA) para testes genéticos pré-implantação (PGT) faz sentido; um modelo de IA que detecta novas características no embrião associadas à ploidia” foi apresentado na 38ª edição do Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), liderado pelo Dr. Marcos Meseguer, embriologista e supervisor científico do IVI Valencia.
“Este é um estudo pioneiro, pois, pela primeira vez no mundo, desenvolvemos e combinamos 5 módulos independentes que analisam características do embrião por visão computacional, atingindo assim uma precisão de 90% na previsão de embriões cromossomicamente normais. Poder avaliar o potencial de implantação embrionária dessa forma nos permite melhorar a eficiência de um processo fundamental na reprodução assistida, como o cultivo e a seleção de embriões”, explicou o Dr. Meseguer.
A IA oferece assim a possibilidade de estudar o embrião através de algoritmos complexos que evitariam ter que manipulá-lo e extrair células, podendo obter uma elevada capacidade de sucesso na seleção daquelas viáveis ??para transferir para o útero da mãe.
Outros temas apresentados pelo Grupo IVI na ESHRE
Um dos temas apresentados trouxe o Dr. Juan Antonio García Velasco, Diretor Científico do IVI, que falou sobre "Mitos e realidades da receptividade endometrial na Reprodução Assistida". O especialista traçou as linhas de análise fundamentais para alcançar o sucesso nos tratamentos reprodutivos e defendeu o Diagnóstico Genético Pré-Implantação (PGT-A) como aliado fundamental para descobrir falhas nos embriões e reduzir drasticamente os problemas de implantação.
“Quando falamos em ‘falha recorrente de implantação’, conceito que foi recentemente redefinido, sabemos que o que falha na maioria dos casos é o embrião. Nesse sentido, torna-se imprescindível saber como são os embriões 'por dentro', ir além da morfologia, do que vemos ao microscópio; estudá-los em profundidade. E para isso, o diagnóstico genético pré-implantação (PGT-A) nos ajudará a confirmar se os embriões são cromossomicamente normais ou não, o que explica não todas, mas a grande maioria das falhas de implantação”, explica o Dr. García Velasco.
Outro tema que causou bastante interesse aos especialistas presentes no congresso foi sobre a idade paterna. A realidade atual nos mostra como a idade para ser pais está cada vez mais atrasada. Nesse sentido, existem muitos estudos recentes sobre a influência da idade materna nos aspectos obstétricos, gestacionais e perinatais, mas pouco se sabe até o momento sobre o envolvimento da idade paterna nesse campo.
Os estudos nessa linha são batizados de: “A idade paterna não afeta os resultados obstétricos e perinatais em ciclos de FIV ou ICSI com oócitos autólogos” e “A idade paterna está significativamente relacionada com o tipo de parto e o sexo do recém-nascido em FIV ou ciclos ICSI com ovócitos doados”. As pesquisas foram lideradas pela Dra. Ana Navarro, investigadora da Fundação IVI, e orientadas pelo Dr. Nicolás Garrido, diretor da Fundação IVI.
Os trabalhos tinham como objetivo mostrar se o sêmen de um adulto em idade paterna avançada afeta a saúde obstétrica das mulheres durante a gravidez, o tipo de parto e a saúde do recém-nascido e, em caso afirmativo, como ocorre essa influência. “Neste momento, e apesar de vários estudos sugerirem o limiar para considerar a idade paterna 'avançada' aos 40 anos, consideramos oportuno rever este limite de acordo com os resultados atuais”, explica o Dr. Garrido.
“A fertilidade masculina é um campo ainda um pouco desconhecido em matéria científica, pelo que no IVI, conscientes disso, continuamos a investigar dia a dia para enfrentar os desafios que apresenta”, concluiu o Dr. Garrido.
Sobre o IVI - RMANJ
IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 250.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente são em torno de 80 clínicas em 9 países e 7 centros de pesquisa em todo o mundo, sendo líder em Medicina Reprodutiva. Em 2022, a unidade IVI Salvador completa 12 anos. https://ivi.es/ - http://www.rmanj.com/
Comemorado anualmente no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock vai ser ainda mais especial em Salvador, neste final de semana. A Diva Entretenimento promove neste sábado, dia 09 de julho, o evento "Dia Mundial do Rock – Rock, Burger e Beer", que acontecerá no Pátio de São Joaquim, a partir das 17 horas. Para animar a festa com muito rock'n roll, o comando será dos cantores Marcio Mello e Lutte (com o show especial "Toca Raul"), além das bandas Guns'n Roses Cover e Red Hot Chilli Peppers Cover. Além dos shows, o evento vai contar com estações com venda da melhor cerveja do mundo, Heineken, e do melhor hambúrguer de Salvador, Bravo Burguer. "Vai ser o momento de reviver hits de grandes nomes do rock nacional e internacional. Tudo isso regado a melhor cerveja do mundo, Heineken e ao melhor hambúrguer de Salvador", antecipa Guiga Sampaio, sócio da Diva Entretenimento. As vendas ainda estão abertas no Sympla e na loja da DIVA, no Salvador Shopping, Piso L1 (sem taxa).
Serviço:
Dia Mundial do Rock – Rock, Buger e Beer
Sábado, 09 de julho de 2022, a partir das 17 horas
Pátio de São Joaquim, Comércio, Salvador
Atrações: Marcio Mello + Lutte (com o show especial "Toca Raul") + Guns'n Roses Cover + Red Hot Chilli Peppers Cover
Valores:
Individual: R$ 79,90
Pacote de 4 acessos: R$ 69,97 (cada ingresso)
Vendas: https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-rock__1607573 ou na Loja Diva - Salvador Shopping Piso L1.
É cada vez mais comum pessoas transgêneros buscarem profissionais da saúde, que se dedicam à atuação com tratamentos estéticos, para conseguirem uma aparência com a qual se identificam. A especialista em estética, Maria Hartmann, reforça que muitos procedimentos não cirúrgicos podem garantir maior qualidade de vida e devolver a autoestima para esses indivíduos, reduzindo o desconforto com seus corpos”.
Na Bahia, a esteticista Maria Hartmann, diretora da Clínica Hartmann, é uma das pioneiras na área. Ela realiza procedimentos pouco invasivos, que garantem modificações no corpo dessa população. O aumento da mandíbula para conferir traços mais marcantes, a exemplo de um procedimento com preenchimento mandibular, é amplamente buscado por homens trans.
A especialista diz que é preciso investir em métodos mais específicos e eficientes para atender pessoas transgêneros. Muitas vezes, o trabalho consiste em entender a anatomia nos diferentes gêneros e projetar mudanças desejadas pelos pacientes. Maria Hartmann cita o Pump Up, procedimento para aumentar e empinar o glúteo e a mama, conferindo contornos aos seios e às nádegas.
As intervenções são realizadas de forma minimamente invasiva e pretendem realçar os traços naturais, como é o caso da rinomodelação. Mulheres e homens trans costumam buscar esse procedimento para deixar a anatomia do nariz mais harmônica, com rápido resultado e recuperação. A bioplastia de nariz é indolor e é capaz de corrigir rapidamente alguns defeitos de assimetrias.
Para Maria Hartmann, os procedimentos dedicados à estética trans devem ser realizados por profissionais especializados com experiência e segurança para que se alcance um corpo mais harmônico. “A população trans precisa ser tratada com dignidade e respeito, vencendo o preconceito, pois diversos tratamentos são capazes de remodelar o corpo, trazendo grandes benefícios para esses pacientes”, completa.
Com duração de 16h, novidade foi testada em primeira mão pelo casal Ludmilla e Brunna Gonçalves
Avon acaba de lançar mais uma novidade na linha Power Stay, o batom líquido Power Stay Matte Glitter, com duração de até 16 horas, em quatro cores: Nude Iluminado, Malva Luminoso, Marsala Radiante e Cereja Brilhante. O batom tem acabamento matte com brilho multidimensional ao pressionar os lábios, graças à sua fórmula com pigmentos foscos e brilho cintilante. Com tecnologia Powerflex de longa duração, proporciona sensação flexível que deixa os lábios confortáveis sem craquelar por até 16h. O produto já está disponível no e-commerce da Avon por R$ 31,99.
A novidade foi testada e aprovada em primeira mão pela cantora Ludmilla e sua esposa, Brunna Gonçalves, em show da turnê Numanice, realizado em São Paulo no último final de semana. As duas arrasaram na maquiagem com produtos de Avon e um bocão moderno, brilhante e empoderado para arrematar! Nos lábios, Ludmilla usou a cor Marsala Radiante, enquanto Brunna escolheu o tom Malva Luminoso para entregar aquele efeito especial na make.