José Ronaldo abre a 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

José Ronaldo abre a 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo

28 de Março de 2017 | 15h 49
José Ronaldo abre a 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo
O prefeito José Ronaldo de Carvalho presidiu, na manhã desta terça-feira, 28,  a abertura da 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo, uma iniciativa do grupo Família Azul, formado por pais e amigos de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e apoiada pelo Governo Municipal.
 
O evento se destina  a profissionais de saúde, educadores e familiares, que até o dia 31 deste mês estarão reunidos no auditório do Centro de Cultura Maestro Miro, onde se revezarão em ciclos de palestras, oficinas e mesas redondas discutindo sobre os desafios e a importância da inclusão social de pessoas artistas.
 
Na esfera do governo do Município, as ações com este propósito vêm sendo articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (que está ultimando os estudos relativos ao senso para se conhecer os números de pessoas portadoras deste transtorno), além das secretarias de Saúde, Educação e Prevenção à Violência.
 
Estes  estudos são considerados de  suma importância para que, oficialmente, o governo possa conhecer a dimensão da situação, e,  a partir deste conhecimento, criar ações e um projeto  visando a estruturação de um equipamento público voltado ao atendimento especializado destes pacientes.
 
“ Verdadeiras Leoas”
 
Mãe de uma criança de 9 anos portadora do TEA  e idealizadora da Família Azul, Cíntia de Souza enfatizou à necessidade de a sociedade “lançar  um novo olhar sobre o outro e compreender os desafios que cada um de nós enfrentamos, assim, trataríamos uns aos outros muito mais suavemente, com mais amor, paciência e cuidado”.
 
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, pontuou que “ esta é uma causa que nós temos que abraçar com toda a sociedade, pois quando  o povo se une ao governo,  a gente consegue nossos objetivos”.
 
Ao chamar  de “ verdadeiras leoas”  as mães que, tão ardorosamente se entregam com determinação e coragem em busca de novos conhecimentos científicos e  recursos que visem a encontrar respostas para o tratamento dos filhos portadores do TEA,   José Ronaldo revelou  que está aguardando  o resultado do senso que vem sendo finalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para saber  o que é possível acelerar e evoluir neste processo.
 
“Este é um assunto que precisa de muita pesquisa, pois só recentemente o autismo foi descoberto. Este é um trabalho de todos e precisamos criar uma política pública que proporcione um maior apoio a estas famílias, no tocante ao tratamento desta doença”, ponderou o prefeito.
 
O evento, aberto pelo Coral Pais e Amigos dos Autistas, que apresentou um repertório com músicas alusivas ao tema, contou com as presenças de diretores e funcionários de várias áreas de atuação do Governo, secretários municipais e  familiares de portadores do TEA.

FONTE: Secom



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje