Exame no Centro de Prevenção ao Câncer só é agendado via Central de Regulação - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Exame no Centro de Prevenção ao Câncer só é agendado via Central de Regulação

17 de Outubro de 2017 | 18h 31
Exame no Centro de Prevenção ao Câncer só é agendado via Central de Regulação
Foto: Divulgação / Secom
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) informa que os exames preventivos realizados pelo profissional de Enfermagem, através da campanha Outubro Rosa, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltez, estão suspensos e somente poderão ser agendados pela Central de Regulação de Saúde para o profissional especializado, neste caso, o ginecologista.
 
A medida visa o cumprimento da determinação legal da Justiça Federal (em caráter liminar) que revoga a Portaria n° 2.488/2011 do Ministério da Saúde. A norma permitia aos profissionais de Enfermagem realizar alguns procedimentos como coleta de material para exames preventivos, conhecido como Papanicolau. O entendimento da Justiça é pelo cumprimento da Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/2013) que atribui o diagnóstico, a realização de exames e a prescrição de medicamentos, procedimentos da Atenção Básica de Saúde, de exclusividade do médico.
 
O CMPC reforça o seu desafio de atender sempre bem o cidadão e prestar um serviço de saúde com qualidade à população de Feira de Santana.

FONTE: Secom



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje