Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 12 de novembro de 2018

Saúde

Sessão científica apresenta protocolos para atendimento na nova emergência do HGCA

Fonte: Ascom/HGCA - 15 de agosto de 2018 | 19h 56
Sessão científica apresenta protocolos para atendimento na nova emergência do HGCA
Foto: Divulgação
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através de Dr André Gumarães,  cirurgião cardíaco, coordenador da Nova Emergência da unidade, realizou na noite desta terça-feira  (14), uma sessão científica para apresentar os principais protocolos de atendimentos de urgência e emergência do hospital. O encontro foi realizado no auditório do HGCA e teve como público médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, preceptores, alunos e demais servidores da área de saúde. 
 
Na oportunidade, foram apresentados os protocolos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) pelo  cardiologista Edval Gomes, de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI ) pelo neurologista Tarsis Farias, Infecção Generalizada (SEPSE) por Lúcio Couto, que é médico intensivista e coordenador da UTI do HGCA e o protocolo de Choosing Wisely no trauma, que foi apresentado pelo cirurgião e preceptor do programa de Residência Médica, em cirurgia-geral do HGCA, Rinaldo Barros. 
 
O novo serviço implantado na emergência para atendimento imediato dos pacientes com sintomas de AVCI e IAM, é muito impactante. De acordo com  o coordenador da emergência, André Guimarães, o serviço conta com uma sala de reperfusão para realizar a trombólise( dissolução do trombo)  dos pacientes que apresentarem os sintomas destas doenças e forem socorridos até a unidade dentro de uma janela de tempo de até 4 horas e meia para AVC e até 12 horas para IAM. O trombolítico se aplicado dentro deste prazo pode, além de salvar a vida do paciente, evitar ou reduzir sequelas. 
 
O evento também contou com a presença do diretor-geral do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, e o diretor-médico, Alexandre Dumas. 


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje