Ministério da Saúde só entregou 2,5 milhões de testes de 46,2 milhões prometidos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Ministério da Saúde só entregou 2,5 milhões de testes de 46,2 milhões prometidos

22 de Abril de 2020 | 10h 08
Ministério da Saúde só entregou 2,5 milhões de testes de 46,2 milhões prometidos
Nelson Teich, ministro da Saúde recém-empossado (Foto: Júlio Nascimento/PR)

Reportagem do jornal o Estado de São Paulo revela que, mesmo atrasado para entrega de de 23,9 milhões testes prometidos no enfrentamento ao novo coronavírus, o Ministério da Saúde quase dobrou a meta e quer distribuir 46,2 milhões de exames durante a crise.

Até agora, porém, a pasta só enviou aos estados 2 milhões de unidades, recomendadas para aplicação em profissionais de saúde, e 524,3 mil testes do tipo RT-PCR –mais caro, rápido e preciso.

Segundo a publicação, a ideia de dobrar a meta de testes foi anunciada na segunda-feira (20), pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Ele afirmou que a medida é um pilar do projeto “que já está sendo feito” de revisão do distanciamento social. O fim das quarentenas é uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Opor-se a ideia foi um dos motivos para a demissão do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM).

“Teste em massa não significa testar a população toda. A gente vai usar teste de forma que pessoas examinadas vão refletir a população brasileira”, disse Teich em vídeo enviado pela equipe de comunicação do ministério. O ministério também ampliou a capacidade de análise de testes. Em contrato com o Grupo Dasa, a pasta espera processar 30 mil exames por dia. A Coreia do Sul realiza de 10 a 15 mil testes diários.

Outro ponto que dificulta a entrega é o atraso da Fiocruz na produção. Em boletim epidemiológico divulgado no fim de semana, o ministério afirmou que recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para testagem em massa, sem alerta para os países se equiparem, fez sumir o produto do mercado.

FONTE: Bahia.ba



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje