Outubro Rosa: Em uma semana, CMDI realizou 482 mamografias - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Outubro Rosa: Em uma semana, CMDI realizou 482 mamografias

15 de Outubro de 2019 | 09h 12
Outubro Rosa: Em uma semana, CMDI realizou 482 mamografias

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) realizou somente em oito dias 482 mamografias - um dos exames em um homem previamente diagnosticado. A demanda é alusiva ao Outubro Rosa. No período também foram realizados exames preventivos.

Para o diretor do órgão, Raimundo Melo, os números são positivos. “Embora a campanha tenha iniciado no dia 5, desde o primeiro dia de outubro que são contabilizados os pedidos para exames e os mesmos são feitos durante todo o ano através da Central de Regulação, para onde são disponibilizadas 60 vagas de mamografia por dia. E com a campanha tende em aumentar”, pontua.

Ele revela que a expectativa é atender três mil pacientes. "Entretanto se a demanda for maior continuaremos a atender dos meses seguintes, após o Outubro Rosa", ressalta. Diariamente o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) também realiza o agendamento de 20 mulheres para exames.

Entrega do resultado em 10 dias

O prazo máximo para entrega dos exames é de 10 dias. "Com a aquisição do mamógrafo digital conseguimos garantir aos pacientes a precisão e celeridade". O equipamento foi adquirido pela Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

De janeiro à setembro deste ano, o CMDI realizou 14.930 procedimentos, dentre eles: Raio X, Mamografia, Densitometria, Ultra- sonografia, Eletrocardiograma e Punção de Mama.

Ainda não fez o exame

Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia o autoexame ajuda a mulher a se conhecer melhor e a notar algumas diferenças em seu corpo, mas não exclui a necessidade da mamografia. Márcia Maria Souza Borges, residente no bairro Cidade Nova, conta que todos os anos adere a campanha.

“A mamografia é muito importante para as mulheres e o autoexame primordial. Eu oriento as amigas e colegas de trabalho a vir fazer a mamografia”, diz.

A Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza a mamografia no CMDI durante todo o ano, através de solicitação médica e apresentação da requisição via Regulação. Durante a Campanha do Outubro Rosa o órgão atende em três horários: Das 7h às 11h; das 11h às 15h; e das 15h às 19h. Aos sábados o atendimento é a partir das 9h. O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) fica situado na avenida Maria Quitéria, 2.453 - Centro. Telefone: (75) 3602-7335.

FONTE: PMFS



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje