Coronavírus: brasileiros serão trazidos de volta até sexta-feira, diz Onyx - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Coronavírus: brasileiros serão trazidos de volta até sexta-feira, diz Onyx

03 de Fevereiro de 2020 | 14h 33
Coronavírus: brasileiros serão trazidos de volta até sexta-feira, diz Onyx
Foto: Reprodução
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que espera que os brasileiros que estão na China e querem deixar o país por causa da epidemia do novo coronavírus deverão ser trazidos de volta até sexta-feira.
 
Onyx disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a previsão é que a aeronave que irá trazê-los saia do Brasil nesta segunda ou na terça-feira.— A tendência é no máximo amanhã essa aeronave sair do Brasil para buscá-los e deve estar de volta até quinta-feira, ou no máximo sexta pela manhã — disse o ministro.
 
O governo realiza na manhã desta segunda uma reunião para definir detalhes da retirada do brasileiros. Participam, além de Onyx, os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Tereza Cristina (Agricultura), além de representantes de outras pastas.
 
Uma das definições é sobre se a aeronave utilizada será da Força Aérea Brasileira (FAB) ou alugada. Já foi acertado que escalas serão feitas em Israel na ida e na volta, para abastecimento.
 
Enquanto isso, o governo prepara uma medida provisória (MP) estabelecendo parâmetros para uma quarentena, a que serão submetidos os brasileiros que venham da China.
 
A ideia é que o presidente Jair Bolsonaro assine a MP no final do dia, após retornar de viagem a São Paulo, a expectativa do governo é que o texto seja votado até quarta-feira no Senado.
 
Onyx relatou ter conversado com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o assunto.
 
— Agora pela manhã, entrou em nosso sistema uma proposta de medida provisória do Ministério da Saúde. Conversei com o ministro Mandetta no fim de semana. Nós vamos acelerar a apreciação de diversas estruturas do governo, para à tarde ela já estar pronta — disse Onyx.
 
O ministro da Casa Civil prosseguiu:
 
— No retorno do presidente, a gente colhe a assinatura dele, dá entrada ainda hoje no Congresso Nacional. Amanhã deve ser votada na Câmara, em regime de urgência, e quarta-feira, no Senado. De tal forma que, entre a ida da equipe para buscar e a chegada das pessoas no país, o Brasil já tenha uma legislação específica de quarentena sanitária.
 
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, disse que as ações para o retorno dos brasileiros serão decididas até o fim desta segunda-feira. Ele e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, falaram rapidamente sobre o assunto após participar da sessão de abertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020.
 
— Estamos agora justamente com as equipes desde o final de semana, vendo as melhores ações a serem adotadas. Até o final do dia, vamos decidir — disse Oliveira.
 
Questionado se é preciso uma legislação específica para a realização de quarentena, André Mendonça respondeu:
 
— Estamos estudando o assunto ainda.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje