Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 09 de abril de 2026

Justiça

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por 'trama golpista'

11 de Setembro de 2025 | 16h 43
STF forma maioria para condenar Bolsonaro por 'trama golpista'
Foto: Ton Molina/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (11), para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso conhecido como Trama Golpista.

O placar do julgamento chegou a 3 votos a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar os votos do relator, ministro Alexandre de Moraes, e do ministro Flávio Dino, que defenderam a condenação de Bolsonaro, de ex-integrantes de seu governo e de militares envolvidos.

Segundo os votos já proferidos, há maioria pela condenação pelos seguintes crimes:

  • Golpe de Estado

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  • Organização criminosa

  • Dano qualificado contra patrimônio da União

  • Deterioração de patrimônio tombado

No caso do deputado federal Alexandre Ramagem, os ministros decidiram excluí-lo das acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, mantendo os demais crimes.

Réus no processo da Trama Golpista

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República

  • Walter Braga Netto – general, ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro

  • Mauro Cid – tenente-coronel, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator

  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha

  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin e atual deputado federal

  • Augusto Heleno – general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional

  • Paulo Sérgio Nogueira – general e ex-ministro da Defesa

  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça

    Duração das penas

    Confirmadas as condenações — em tese, ministros podem mudar de voto até o fim do julgamento —, a Primeira Turma passará para a fase de dosimetria. Ou seja, estabelecerá a pena para cada réu.

    Essa etapa depende de nova deliberação entre os ministros, em que serão levadas em conta o grau de participação de cada réu na trama golpista.

    Se Bolsonaro ou outros réus condenados por todos os cinco crimes pegarem a pena máxima por todos eles, serão sentenciados com 43 anos de cadeia.



    Justiça LEIA TAMBÉM

    Charge da Semana

    charge do Borega

    As mais lidas hoje